Terça-feira, 14 de março de 2017, atualizada às 12h20

Dia especial de vacinação contra febre amarela imuniza 35 mil pessoas em Juiz de Fora

Da redação
foto

Quase 35 mil juiz-foranos receberam a dose da vacina contra a febre amarela no último sábado, 11 de março, entre 8h e 13h, nos 63 Unidades de Atenção Primária (Uaps), no PAM Marechal e nos Departamentos da Criança e Adolescente e do Idoso de Juiz de Fora. O número foi 75% maior que a meta inicial da Secretaria de Saúde. Para o trabalho de imunização, foram mobilizados 800 profissionais de saúde, além de voluntários. Vinte carros ficaram por conta do reabastecimento das unidades durante toda a manhã.

Para fiscalizar o andamento das vacinações no último sábado, 11, membros da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara dos Vereadores estiveram nas principais Uaps da cidade. Os vereadores Adriano Miranda (PHS), Kennedy Ribeiro (PMDB) e Dr. Fiorilo (PTC), foram, inicialmente, nas Uaps de Santa Luzia, Ipiranga e Vale Verde. Nas três unidades, as filas de vacinação estavam grandes, com uma média de espera de 1 hora 30 minutos para atendimento. Um dos problemas apontados foi o número insuficiente de funcionários para os trabalhos. A Comissão também visitou unidades dos bairros São Pedro e Benfica, onde foram constatadas grandes filas e pessoas que não conseguiram se vacinar no tempo estipulado, que era de 8h às 13h.

Já no Pan-Marechal, próximo ao horário de fechamento, ainda havia uma fila considerável de pessoas esperando atendimento. Quando o fechamento da unidade foi anunciado, a Comissão presenciou forte protesto por parte daqueles que esperavam, que acabaram sendo atendidos. No total, foram vacinadas 1.500 pessoas na unidade.

Na avaliação final, foi atestado pelos vereadores que o motivo da demora no atendimento nas unidades seria a burocracia aliada ao pequeno número de funcionários da Secretaria de Saúde, que somam 800 para todos os postos de saúde da cidade. A partir desta constatação, os membros da comissão vão deliberar quanto às demandas a serem feitas à Secretaria de Saúde.

Vacinação durante a semana

A intensificação da vacinação contra a febre amarela continua nesta semana, nas 63 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 8h às 10h45, e das 13h às 16h45 (com exceção das quintas-feiras, quando a vacinação terminará às 14h45), no PAM Marechal, das 8h às 17h, e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e o de Saúde do Idoso, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

ACESSA.com - Dia especial de vacina??o contra febre amarela imuniza 35 mil pessoas em JF