• Assinantes
  • Saúde
    Segunda-feira, 15 de maio de 2017, atualizada às 18h14

    PJF divulga programação do Dia da Luta Antimanicomial

    Da redação

    As comemorações para o Dia da Luta Antimanicomial, lembrado na próxima quinta-feira, 18 de maio, começarão a partir dessa quarta, 17. O evento terá uma programação diversificada para os profissionais da área da saúde mental e para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Departamento de Saúde Mental (DSME) da Secretaria de Saúde (SS).

    Na abertura, dia 17, será realizada a mesa-redonda “Preconceitos e Inserção Social com o Usuário após a Implementação da Rede de Atenção Psicossocial”. O evento será realizado das 9h às 12h, no Auditório do Centro Universitário Estácio (Unidade do Bairro Cruzeiro do Sul), direcionado para os profissionais da área.

    A mesa terá como palestrantes o médico psiquiatra do DSME, José Laerte, a assistente social do Caps HU, Sabrina Barra, o professor do curso de enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo Alves, a psicóloga do DSME, Rosane Jacques, a gerente do DSME, Andreia Stenner (mediadora), e o usuário do Centro de Convivência Recriar, Sebastião Peres.

    Na quinta-feira, 18, os usuários terão um dia com atividades na Praça Antônio Carlos, das 9h às 17h, com o evento “Pirando na Praça”. A programação contará com o desfile “Superar é Genial”, coral dos usuários, recreação e atividades lúdicas, yoga, dança, barracas de alimentação e artesanato.

    Para fechar o evento, será realizado o Torneio de Futebol dos Caps de Juiz de Fora e região, na sexta-feira, 19, das 8h às 16h30, na quadra do Sport Clube.

    Para a gerente do Departamento de Saúde Mental, Andreia Stenner, a data é fundamental para fortalecer a luta por uma saúde mental mais humanizada, sem a violação dos diretos humanos e em liberdade: “Após o processo de desinstitucionalização e a implantação das residências terapêuticas, é necessário trabalhar para vencer este preconceito. O processo ainda é recente e existe uma cultura manicomial na cidade”.


    Com informações da Secretaria de Saúde

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.