Quinta-feira, 26 de outubro de 2017, atualizada às 7h40

Mutirão itinerante leva ações de promoção da saúde em Monte Verde no próximo dia 10

Da redação

Acontece no próximo dia 10 de novembro um mutirão itinerante no distrito de Juiz de Fora, em Monte Verde. A ação solidária do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) tem o intuito de oferecer serviços de prevenção e promoção da saúde para cerca de 816 famílias moradoras dos distritos, facilitando o acesso à saúde. O programa irá percorrer escolas, templos, igrejas e a própria Unidade de Atenção Básica de Saúde (UBS) de Monte Verde.

A equipe móvel do HU, que irá desenvolver as atividades de saúde na região, será completa e variada. Cerca de 40 profissionais das áreas médica (pediatria, ginecologia, urologia e clínica geral), assistencial (enfermagem) e administrativa (economista, administrador e profissional de comunicação), além de residentes e alunos de graduação, levarão orientações para a promoção da saúde infantil, saúde da mulher e para adultos com mais de 45 anos.

Serão realizadas palestras sobre a importância de uma alimentação saudável, destinadas a alunos do pré-escolar e escolar e prevenção de acidentes, com a exibição de vídeos e entrega de material educativo, além de atendimentos pediátricos na escola. As atividades de saúde incluem ainda aferição da pressão arterial, teste de glicemia (especialmente em crianças com evidências de sobrepeso e obesidade) e orientação de higiene bucal para prevenção e combate a cárie, com distribuição gratuita de kits de higiene oral.

Nas ações voltadas para a saúde da mulher, serão tratados os temas: “como amenizar os sintomas do climatério”, “planejamento reprodutivo” e “promoção da amamentação”. Já os atendimentos na clínica médica terão como foco aferição da pressão arterial, exame de glicemia e orientações sobre doenças pulmonares obstrutivas crônicas (como asma e enfisema pulmonar, entre outras).

Entre as atividades lúdicas e educativas, serão programadas oficinas de origami com vagas para a turma de educação infantil e adultos e palestras sobre planejamento financeiro, ofertada para capacitar públicos distintos: adolescentes e adultos.

Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Mutir?o itinerante leva a?es de promo??o da sa?de em Monte Verde