Terça-feira, 7 de novembro de 2017, atualizada às 17h56

PJF divulga programação especial de mutirão nos bairros para exames de próstata

Da redação

A campanha “Novembro Azul” teve início nesta terça-feira, 7 de novembro, na Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora. Para conscientizar a população sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde realizará programação especial, com horário diferenciado de atendimento nas Unidades para os homens acima de 45 anos, público-alvo da campanha.

O atendimento acontecerá ao longo de todo o mês, com data específica em cada UBS, das 18h às 20h. Serão ofertados exames de próstata, combinado ao de sangue PSA (antígeno prostático específico), marcador mais importante para detectar, estagiar e monitorar o câncer de próstata. Em cada unidade serão credenciados 100 homens para o atendimento.

Além do foco na prevenção ao câncer de próstata, serão realizadas atividades educativas, com informações relevantes sobre diversos temas, como prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), direitos reprodutivos e planejamento familiar, violência sexual e familiar, tabagismo, alcoolismo, imunização, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, saúde do trabalhador, vigilância nutricional e alimentar, importância da atividade física, saúde mental e outros.

As ações acontecerão em parceria com a Faculdade Suprema, Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e dos hospitais Maternidade Therezinha de Jesus e Universitário (HU), além da colaboração dos profissionais para a realização dos exames.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e no Brasil. É um dos grandes problemas de saúde pública da atualidade, acometendo, em média, um em cada seis homens. Tem consequências que refletem diretamente no cotidiano da vida, ambiente familiar e na comunidade, causando imenso impacto psicossocial.

A programação completa será divulgada ao longo da semana. Confira, até o momento, as UBS participantes.

UBS Vila Esperança
Data: dia 7
Rua Nova, 20

UBS Linhares
Data: dia 8
Rua Odilon Braga

UBS Jardim Esperança
Data: dia 9
Rua Padre João Micheleto, 35

UBS Santos Dumont
Data: dia 13
Rua Álvaro José Rodrigues, 25

UBS São Pedro
Data: dia 14
Rua João Lourenço Kelmer, 1.433

UBS Jóquei Clube 2
Data: dia 16
Rua Antônio Guimarães Peralva, 130

UBS Vila Olavo Costa
Data: dia 20
Rua Jacinto Marcelino, 16

UBS Santa Cecília
Data: dia 21
Rua Gabriel Rodrigues, 900

UBS Marumbi
Data: dia 22
Rua Barão de Retiro, 1.462


Com informações da PJF

ACESSA.com - PJF divulga programa??o especial de mutir?o nos bairros para exames de pr?stata