Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018, atualizada às 14h04

Morre segundo paciente com suspeita de febre amarela em Juiz de Fora

Da redação

Um idoso, de 66 anos, que estava internado no Hospital Albert Sabin morreu na noite de quinta-feira, 18 de janeiro, em Juiz de Fora. A unidade informou que o caso era de suspeita de febre amarela e que os órgãos competentes foram notificados. Esta é a segunda morte por suspeita da doença. A primeira ocorreu na tarde de quinta, 18, no Hospital Santa Casa, 24 horas depois do paciente, de 58 anos, passar por um transplante de fígado. Ele também estava internado, inicialmente, no Albert Sabin, e foi transferido para passar pela cirurgia na quarta-feira, 17. A assessoria disse ainda que as amostras foram colhidas dos dois pacientes e encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o idoso era morador de outro município e, que estava na cidade apenas para tratamento médico. Portanto, não está sendo investigado pela pasta. Eles não souberam informar de qual cidade era o paciente. Já o paciente que estava na Santa Casa, a Secretaria diz que aguarda resultado do exame feito pela Funed. O registro desta suspeita ainda não foi publicado pelo Estado no Boletim Epidemiológico.

Em nota, a Secretaria de Saúde tranquiliza a população e informa que todos os procedimentos preconizados pelos Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) foram tomados, incluindo  investigação epidemiológica e a aplicação de inseticida nos bairros onde o paciente de Juiz de Fora morava e trabalhava.

Conforme a assessoria de comunicação da Santa Casa, o paciente com suspeita de febre amarela internado na unidade morreu na quinta, dia 18, por volta das 16h. Ele deu entrada no hospital na quarta-feira, 17, quando passou por um transplante de fígado em função de uma hepatite fulminante.