Sábado, 7 de julho de 2012, atualizada às 12h10

JF encerra a campanha de vacinação contra a pólio com adesão próxima ao esperado


Andréa Moreira
Repórter
Vacina contra a polio

Juiz de Fora encerrou, neste sábado, 7 de julho, a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. Até o final da tarde de sexta-feira, 6, o município já havia imunizado 94% do público-alvo. A meta nacional é de 95%. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), das 14,1 milhões de crianças que formam o público, em todo o país, que deve receber a dose, quase 13 milhões já foram imunizadas. O número representa 91,65% de todos os menores de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Para tentar atingir esta meta, Secretaria de Saúde (SS) montou uma base de vacinação no Parque Halfeld. De acordo com a enfermeira, Tabita Mendes, a procura pela vacina superou as expectativas. "Muitos pais estão trazendo seus filhos para receberem a dose contra a poliomielite. Isso nos deixa muito felizes, afinal a vacina é o único método de prevenir essa doença.", explica. O pequeno Kauan Mota (foto), de apenas 2 anos, esteve, junto com a mãe, no Parque Halfeld, para receber as gotinhas.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - JF encerra a vacina??o contra a polio com ades?o pr?xima ao esperado