Wilma Montes Wilma Montes 24/03/2015

Avaliação postural antes de iniciar o Pilates é fundamental, diz especialista

pilatesA anamnese e a avaliação postural são de fundamental importância para aqueles que desejam iniciar no Método Pilates, pois é através delas que o profissional terá o seu primeiro contato com o aluno, e poderá direcionar seu trabalho, ou seja, personalizar suas aulas de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

Mas o que vem a ser "anamnese"?

A anamnese, na prática, é um conjunto de perguntas em que o fisioterapeuta irá conhecer se existe algum diagnóstico médico para tratamento, as principais queixas de seu paciente: como os locais da dor, o modo como elas acontecem, desde quando acontecem, a história do problema atual, entre outras coisas.

Também conhecerá as patologias pregressas, ou seja, as doenças que a pessoa já teve ou ainda tem. As cirurgias realizadas. Se possui hipertensão, se ela é controlada, se possui diabetes, colesterol alto, conhecer o histórico familiar, a história social, os remédios que o paciente toma, se já fez algum tratamento fisioterapêutico, quem é o médico que o acompanha, orientar sobre a importância dos exames de rotina, etc.

É também uma oportunidade para ensinar sobre os pilares da saúde, pois o ideal é trabalharmos na prevenção. É hora de saber sobre como anda a alimentação, sobre a correta ingestão de água e conscientizar da importância de se beber em torno de dois litros de água por dia. Se a pessoa está sedentária ou não, que tipo de atividades pratica, se é fumante, se ingere bebida alcoólica e em que frequência, entre outros.

E a "avaliação postural"?

É nesta hora que o fisioterapeuta irá avaliar todas as alterações posturais. Se, por exemplo, o joelho é "para dentro" é chamado de valgo, se é "para fora" é varo, e a partir disso saber quais os alongamentos e exercícios serão necessários para correção deste desvio postural. Então, seu instrutor também analisará sua coluna e todas as outras partes do corpo. Vai observar e anotar desde uma cabeça inclinada para esquerda, até um ombro mais alto que o outro, confirmar se existe escoliose, observar os desvios do quadril, etc. Tudo que for assimétrico ou fora do eixo. Vai fotografar para depois de um tempo reavaliar e observar quais foram as mudanças e onde ainda precisa melhorar.

E se este passo da anamnese e avaliação não for feito?

O aluno de pilates vai fazer exercícios aleatórios e dando sorte, vai até melhorar a postura. Mas vai deixar de aproveitar tudo o que o método tem para oferecer, como quando é direcionado por um profissional consciente e bem capacitado.

Pilates é um método maravilhoso, de excelência de movimentos, de concentração e controle corporal. Possui muitos benefícios! Mas tenha cautela, nunca pratique o método antes de uma avaliação minuciosa! É um bom começo para acreditar que o local onde pretende iniciar sua prática é digno de confiança. Um abraço com carinho em todos praticantes e amigos profissionais que fazem com amor.


Wilma Rodrigues Montes 
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard e em Dermato Funcional

ACESSA.com - Avalia??o postural antes de iniciar o Pilates ? fundamental, diz especialista