Wilma Montes Wilma Montes 5/06/2015

A importância dos cuidados com a pele

Muitos pacientes me procuram como fisioterapeuta dermato funcional em busca de tratamentos faciais modernos, que combatam a flacidez da pele, linhas de expressão, rugas, manchas e acne. Percebo, na maioria das vezes, que este paciente não adquiriu o hábito de cuidados básicos com a pele por desconhecer ou ignorar o seu valor.

As manchas, na maioria das vezes, aconteceram por exposição solar excessiva e sem a correta proteção contra os raios UVA e UVB. As rugas poderiam ter sido retardadas com o uso de um hidratante. A acne poderia ter sido minimizada com o uso de produtos que equilibrassem a oleosidade da pele através de simples cuidados diários.

Assim também, como escovamos nossos dentes diariamente após cada refeição, existem cuidados diários com a nossa pele que deveríamos aprender e adquirir desde jovens.

Os passos básicos e eternos de prevenção diária dos cuidados com o nosso rosto são: limpeza, tonificação, hidratação e proteção com filtro solar. Além destes cuidados existem os passos da prevenção semanal que incluem além da limpeza, a esfoliação, nutrição, tonificação, hidratação e proteção com filtro solar. Os passos básicos preservam as características naturais da pele e, ao mesmo tempo, previnem o envelhecimento.

Atualmente, quando realizo sessões com equipamentos de ponta e comprovadamente eficazes, contra a flacidez por exemplo, onde utilizo a radiofrequência, ensino o passo a passo diário para que o paciente realize cuidados entre as sessões, que possuem intervalo de 7 a 15 dias. Percebi esta lacuna e hoje vejo a diferença nos resultados dos tratamentos.

Então agora, quando você for adquirir produtos de cuidados com a pele, sabendo da importância deles para sua beleza e saúde, procure a orientação de um profissional capacitado. Desta forma ele avaliará quais produtos ideais de acordo com o seu tipo de pele, seja ela de seca a normal, mista a oleosa, ou ainda uma pele sensível, todas precisam de produtos de qualidade e específicos.

Me coloco à disposição de todos os leitores do Portal ACESSA.com, oferecendo uma sessão de cuidados com a pele, onde prestarei uma consultoria gratuita. Agende seu horário através do número (32) 8819-6433 (WhatsApp).

PASSO A PASSO DO TRATAMENTO DE PELE
FINALIDADE QUANDO USAR
LIMPEZA: Remove a maquiagem, impurezas, secreções e células mortas. Deve ser realizada duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
TONIFICAÇÃO: Restaura o equilíbrio ácido/básico da pele (pH, e complementa a limpeza, removendo os resíduos de impurezas. Deve ser realizada duas vezes ao dia, logo após a limpeza.
HIDRATAÇÃO/FOTOPROTEÇÃO: Mantém a umidade da pele e protege do sol. Deve ser realizada todas as manhãs, após a tonificação, antes de aplicar a maquiagem.
TRATAMENTO: Auxilia na renovação celular e na manutenção da pele. Deve ser realizada todas as noites, após a tonificação.
ESFOLIAÇÃO: Acelera a descamação natural da pele, eliminando as células mortas da camada superficial. Facilita a ação dos hidratantes e revitalizantes. Deve ser realizada uma a duas vezes por semana de acordo com o tipo de pele. É contra indicada para peles muito secas.
MÁSCARA: Descongestiona, suaviza os sinais de cansaço, hidrata, nutre. Depende do tipo de máscara. Aplicar uma a duas vezes por semana durante 15 a 30 minutos.

Wilma Rodrigues Montes 
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard e em Dermato Funcional.

ACESSA.com - A import?ncia dos cuidados com a pele