A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) avança em sua campanha de imunização contra a Covid-19 e contra a Influenza. Nesta quinta-feira, 20, será a vez das pessoas com comorbidade e as com deficiência permanente de 43 e 44 anos receberem a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, no Sport Club JF, das 9h às 16h. No mesmo local e horário, são vacinadas pessoas com Síndrome de Down e autistas, além de grávidas e puérperas com comorbidades. Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) e idosos seguem sendo vacinadas contra a gripe. 

Além da vacinação no Sport, motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano recebem a primeira dose do imunizante no RU Centro da UFJF. Entre 9h e 12h30, os profissionais, cujos nomes são iniciados por letras de K a Z são vacinados, enquanto aqueles que os nomes se iniciam pelas letras de A a J recebem a dose na parte da tarde, entre 12h30 e 16h.

A vacinação contra a gripe (Influenza) não é realizada nas UBSs às quinta-feiras. Com isso, esta vacinação ocorre para idosos com 60 anos ou mais no Departamento de Saúde do Idodo e, para crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, grávidas e puérperas, no Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA). Os grupos citados acima, bem como os professores das redes públicas e privadas, poderão ir às UBSs nesta sexta-feira, 21, para receber o imunizante contra a Influenza.

A documentação necessária para a imunização dos grupos prioritários, tanto daqueles que vão receber a vacina contra Covid-19 quanto para os que serão vacinados contra Influenza, está disponível também está disponível no site da PJF.

Fique atento

Quem se vacinou contra a gripe e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19, ou vice-versa, deve esperar pelo menos 14 dias entre o momento que recebeu a dose de um imunizante para poder ser vacinado com o outro.

Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber as vacinas. No caso da Coronavac, a pessoa deve esperar a imunização completa, tomando as duas doses. No caso da Astrazeneca, em que o período entre a primeira e segunda dose é de aproximadamente 84 dias, a vacina contra a gripe pode ser aplicada 14 dias após a primeira dose.

Pré-cadastros

O pré-cadastramento deve ser feito exclusivamente no site da Prefeitura. Estão abertos os pré-cadastros para as pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, trabalhadores da educação ativos e trabalhadores da saúde ativos. Vale ressaltar que o pré-cadastro não é um sistema de agendamento, mas visa uma melhor organização para evitar aglomerações quando chegar a vez destes públicos serem imunizados. A execução da vacinação por parte da Secretaria de Saúde acontecerá de acordo com a disponibilização das doses vindas dos governos Estadual e Federal, sempre seguindo os protocolos do Plano Nacional de Imunização (PNI). Os critérios para imunização, assim como os locais, dias e horários para atendimento destes grupos, ainda não foram decididos e serão divulgados assim que houver a definição.

Confira o calendário de vacinação contra a Covid nesta quarta-feira, 20

Grávidas e Puérperas com comorbidades
Primeira dose de Coronavac no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h.
Motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano
São vacinados no RU Centro da UFJF, entre as 9h e 12h30, os profissionais cujo os nomes são iniciados por letras de K a Z, enquanto aqueles que os nomes se iniciam pelas letras de A a J recebem a vacina na parte da tarde, entre 12h30 e 16h, no mesmo local.
Pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 44 e 43 anos
Primeira dose do imunizante no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h, e em 46 UBSs, das 8h às 11h.
Pessoas com Síndrome de Down e autistas
Primeira e segunda doses aplicadas no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h
Vacinação Influenza nesta quinta-feira, 19:
Idosos com 60 anos ou mais
Departamento de Saúde do Idoso, das 9h às 16h

Crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas
Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), de 8h às 14h

Grávidas e Puérperas
Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), das 8h às 14h

Confira os endereços dos locais de imunização:

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, centro

Departamento de Saúde do Idoso
Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery

Restaurante Universitário (RU) da UFJF
Rua Santo Antônio, esquina com a Rua Benjamin Constant, s/n, ao lado do Museu de Arte Murilo (Mamm), no centro. 

ACESSA.com - Confira calend?rio de vacina??o contra Covid-19 e Influenza nesta quinta-feira