Ana Stuart Ana Stuart 30/04/2008

Domino a m?quina, o homem ou a mim mesmo

Ilustra??o de uma crian?a estudando matem?tica Antigamente media-se a intelig?ncia atrav?s do QI (Quociente de Intelig?ncia).

Howard Gardner demoliu este conceito criando a teoria das habilidades m?ltiplas, formulada em 1982, declarando este psic?logo americano que o seu interesse maior ? o de estimular virtudes e talentos humanos do que medi-los.

Acreditava-se que no c?rebro existia um ?nico computador, onde se funciona bem, a pessoa ? inteligente; se funciona de forma razo?vel, o portador consegue um resultado mais ou menos satisfat?rio; em contra-partida, se funciona mal, coitado do dono deste equipamento, ser? considerado "tolo" e incapaz de estabelecer rela?es coerentes.

Ele acreditava ainda que existem pessoas dotadas de grande talento art?stico ou com habilidades para n?meros e xadrez que, no entanto, s?o incapazes de compreender os outros e manter relacionamentos, sendo que na medicina oficial estes casos s?o considerados patol?gicos, mas Gadner sustenta que s?o fen?menos normais. Observa-se tamb?m que, independente do desempenho escolar ter sido excelente ou n?o, alguns profissionais s?o bem sucedidos.

Para ajudar as pessoas a encontrarem a profiss?o que melhor se encaixa ? preciso montar um quebra-cabe?a, ou seja, observar suas habilidades ou talentos, seus interesses e sua intelig?ncia emocional.

Suas habilidades podem ser ling??stica, l?gico-matem?tica, espacial, corporal-cinest?sica (atletas ou dan?arinos), interpessoal (capacidade de compreens?o de sentimentos alheios), intrapessoal (expressa pelo autoconhecimento); musical e natural?stica (rela??o da pessoa com a natureza).

Para ajudarmos o indiv?duo a se encontrar em termos profissionais satisfat?rios e prazeirosos no quebra-cabe?a, devemos levar em conta se o mesmo possui facilidade para lidar com m?quinas ou com gente, se sua intelig?ncia emocional est? amadurecida a ponto de aceitar que pode ser um bom comunicador n?o apenas s? para vencer a pr?pria timidez, mas tamb?m porque possui habilidade ling??stica e interpessoal.

O gerente de uma empresa pode ter a mente perfeitamente organizada e revelar-se um desastre para motivar funcion?rios. Um dentista pode possuir senso est?tico, habilidade mec?nica, ser excelente no que faz, mas um desastre no intrapessoal. Um navegante pode ser excelente na intelig?ncia espacial e na natural?stica mas, dif?cil no interpessoal. Como tamb?m posso pegar um indiv?duo com mania de confer?ncia (diagnosticado com o TOC - transtorno obsessivo compulsivo) e coloc?-lo como bibliotec?rio de uma grande universidade, onde se sair? muito bem e certamente dar? conta do recado.

Enfim, lembrando a f?bula da escolinha dos bichos onde o p?ssaro queria aulas de v?o, o coelho aulas de pulo, o pica-pau aulas de furo e cada animal querendo aulas onde aprimorariam as pr?pria habilidades e que no final das contas todos sairam machucados, pois na hora do v?o livre o coelho se esborrachou todo. Moral da hist?ria: n?o exigir que o outro seja como eu, respeitar as diferen?as, olhar cada ser como ?nico e inteligente, de acordo com as habilidades e talentos que possua, observando-se que a ?nica intelig?ncia que ? ?nica para todos ? a intelig?ncia moral.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.