Saúde
Ana Stuart Ana Stuart 20/06/2013

Agradadores Compulsivos

artigoA compulsão por agradar vem sendo muito estudada, para se entender o ato de fazer coisas agradáveis cada vez mais para obter aprovação e apreciação. No livro A Síndrome da Boazinha, de Harriet B. Braiker, o autor afirma que esta compulsão tende a ir aumentando até chegar à exaustão.

E com isso o compulsivo entra num processo de desligamento das próprias necessidades, como ocorre em todas as outras compulsões. Sendo um vicio que não e motivado fundamentalmente apenas para buscar aprovação, mas basicamente para evitar a reprovação.

No entanto, quando a pessoa chega à exaustão, ela entra num processo de ressentimento e cobranças, mudando totalmente o cenário, passando de agradadora para cobradora e vingadora. Imaginando que a vingança é a reparação do dano, vivendo desta forma em função de cobrar compulsivamente.

O mecanismo de libertação das compulsões passa pelo processo do bloqueio total ou da ressignificação. Diante das situações dolorosas e inevitáveis, o próprio cérebro passa pela flexibilidade de se distrair desfocando, ou rever - com todo cuidado - a situação desagradável.

No caso da distração, o mecanismo de defesa é o processo inverso: busca-se amigos, esportes que agradam, passeios, viagens, busca pelos familiares, evitando desta forma pessoas, lugares e pensamentos que remetam à dor.

Já no caso da ressignificação, a pessoa busca pensar na dor, na maioria das vezes de forma bastante cautelosa: tentando entender o ocorrido, as causas, as próprias reações, os benefícios secundários e possíveis consequências, tentando desta forma dar outro significado à situação. Ambas as formas são tentativas de elaborar o luto, podendo também vivenciar as duas formas concomitantemente.

É normal que em meio a todo este processo ocorram recaídas, afinal o prazer mesmo que doloroso será substituído pela monotonia, muitas vezes insuportável. Isto vale para qualquer compulsão. Ser agradador ou boazinha até com a gente mesmo requer sabedoria!


Ana Stuart
é psicóloga e terapeuta familiar.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.