Ana Stuart Ana Stuart 18/07/2014

Vícios e suas origens

vicioPara falar de vício, vamos entender suas origens.

Quando criança descobrimos que quando chorávamos, logo mamávamos..de onde vinha o prazer e o bem estar. Tornando-se um hábito, sendo que esta atitude mental poderá ser perpetuada através de algo irresistível.

No caso da obesidade, o inconsciente pode ter desenvolvido a crença de que "se tenho um problema, preciso comer para resolvê-lo." Por incrível que pareça o viciado é um conservador.

E por medo do mundo que o ameaça, acomoda-se nos vícios ou hábitos destrutivos, sentindo-se protegido ilusoriamente, principalmente pelo medo de lançar-se ao novo.

Acomoda-se na crença de que naquele determinado vício sentirá o prazer que a vida não lhe proporciona, ou que não se sente capaz de conquistar. Para descobrir de onde veio esta crença é necessário irmos até o fundo do Iceberg... Afinal, o vício é apenas a ponta aparente. Normalmente deriva de nossa Mente Instintiva, que baseia-se na busca frenética pelo prazer, para a manutenção da sobrevivência humana.

No futebol por exemplo, quando se torna vício é devido o prazer da vitória que a vida não proporciona..e quando a vitória não ocorre, o indivíduo torna-se selvático, unindo-se às multidões entusiastas ou enfurecidas, adquirindo um espírito grupal instintivo único, perdendo desta forma a identidade pessoal.

Vamos lembrar de alguns exemplos, como o trucidamento dos cristãos nos circos romanos, a queima dos hereges, nas fogueiras da inquisição, o linchamento de negros, em nosso século, a cólera e agressividade nos campos de futebol.

É bom que reflitamos sobre nossos vícios, hábitos destrutivos e nossa falta de identidade pessoal pela grupal instintiva.

Observando desta forma a origem de nossas crenças e as das pessoas que nos criaram..

Rompendo os velhos hábitos pela coragem das mudanças necessárias e a consequente "Qualidade de Vida"!!


Ana Stuart é psicóloga e terapeuta familiar

ACESSA.com - V?cios e suas origens