Cerca de 30% dos juizforanos têm colesterol alto Colesterol elevado pode provocar o "entupimento" das artérias, causando angina, infarto, insuficiência vascular periférica e derrame cerebral
Repórter
07/08/2008
Cerca de 30% dos juizforanos possuem colesterol alto e a cidade segue a média mundial. Na data em que se comemora o Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, especialista alerta para os riscos do distúrbio.
O cardiologista Geraldo Luiz Dias Casali explica que colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e usada pelo organismo para fabricar hormônio. Devido à alimentação irregular ou por genética, o órgão pode passar a produzir mais colesterol.
"Com o decorrer dos anos, o excesso de colesterol na circulação se acumula
na artéria, causando o entupimento. A região que é nutrida pela artéria entupida vai
deixando de receber oxigênio, provocando a morte das células e, conseqüentemente, o
infarto, se a artéria for do coração ou o acidente vascular cerebral, se for do
cérebro"
, explica.
Segundo Casali, existem dois tipos de colesterol: o LDL (ruim), que impede a circulação do sangue na artéria; e o HDL (bom), que atua como protetor da parede arterial contra o LDL. Ele afirma que o nível normal de Colesterol total (LDL + HDL) é até 240 mg/dL, mas que o ideal é até 200 mg/dL
Controle do Colesterol
Para detectar a alteração do colesterol é preciso fazer o exame. "Deve-se analisar
que tipo de colesterol alto o paciente tem, se é o causado por alimentação ou se
por tendência familiar"
.
Se há um descontrole dos níveis desejáveis de colesterol, o paciente deve tentar
reduzir o LDL, com uma alimentação balanceada e, dependendo do caso, com o auxílio de
medicamentos a base química de estatinas. Precisa também aumentar os índices de HDL
e, para isso, os exercícios físicos regulares são os indicados.
O médico ressalta que quando uma pessoa faz uma dieta adequada, consegue reduzir 25% do LDL. Mas se existir problema genético é necessário o uso de remédios. Ele descarta o mito de que só os adultos têm colesterol elevado.
"As pessoas acham que só quando está na idade de ter problema cardíaco que precisam
se preocupar com o colesterol, mas crianças também podem sofrer com o distúrbio,
principalmente aquelas em que os pais possuem a tendência. Neste caso, o tratamento
deve começar na infância"
.
Ele afirma que pacientes acima dos 30 anos devem fazer exame de sangue para avaliar
o colesterol anualmente. "Se eles já sofrem com a alteração, o intervalo do teste
varia de acordo com a resposta terapêutica"
.
No caso de diabéticos, o controle precisa ser mais rigoroso, já que os pacientes possuem uma deficiência na constituição da artéria que facilita o acúmulo do colesterol.
Mudança de hábitos
Para combater o colesterol alto, o médico indica a mudança nos hábitos alimentares.
"A sociedade no pós-guerra começou a consumir fast food, que não são
saudáveis"
.
O médico afirma que alimentos que contêm gordura trans devem ser evitados, assim como os de origem animal (carnes bovina, suína, aves, frutos do mar, miúdos, gema de ovo, frios, embutidos e peixes) e derivados de leite (leite integral, iogurte, coalhada, manteiga, queijos, creme de leite, chantili).
Ele recomenda também para prevenir doenças aterosclerótica, além de controlar o colesterol, parar de fumar, combater a obesidade, praticar atividades físicas, controlar a hipertensão arterial e a diabete.
- 13/08/2008 » Santa Casa comemora 154 anos com saldos positivos - Instituição realiza mais de 12 mil cirurgias por ano. Este ano, também se comemora 25 anos de realização do primeiro transplante renal na cidade
- 08/08/2008 » Representantes da Casa de Parto se manifestam sobre fechamento do local pela UFJF e não sabem para onde as gestantes vão ser encaminhadas
- 08/08/2008 » Hemominas realiza cadastro de doadores de medula óssea
- 07/08/2008 » Estudantes de Enfermagem fazem manifestação contra fechamento da Casa de Parto da UFJF
- 07/08/2008 » Projeto orienta sobre os cuidados com as doenças auditivas - Médicos de Juiz de Fora realizam quase cem atendimentos por mês e esclarecem as prevenções e tratamentos para os cuidados da saúde auditiva
- 07/08/2008 » HU é palco de manifestação simbólica contra a privatização dos hospitais universitários brasileiros
- 06/08/2008 » Centro de Parto Normal será implantado junto ao HU/CAS - Devido a irregularidades, Casa de Parto da UFJF não volta a funcionar nas condições existentes até agosto de 2007. A proposta é implantar novo projeto
- Leia mais matérias em arquivo...
