Armando Falconi Armando Falconi 31/3/2011

Resveratrol x Suco de Uva

Armando FalconiAtualmente é comum inúmeras pesquisas, descobertas que confirmam a importância e a sempre atualidade do princípio de Hipócrates ( Cós, 460 – Tessália -, 377ª.C), chamado de "O Pai da Medicina Ocidental" que ensinava aos seus pares e aos alunos:

"Faça do alimento o seu remédio, e do remédio o seu alimento."

Assim, quanto maior os seus conhecimentos e vivências sobre alimentação adequada ao organismo, sobre realidades do ser humano; maiores as probabilidades de você ter uma saúde equilibrada e viver com um organismo funcionando de maneira correta.

Este é um dos motivos que tenho feito desde a adolescência, uma viagem através das pesquisas, descobertas no campo dos diversos caminhos da alimentação como forma de equilíbrio, aprendizado e principalmente gerador de qualidade de vida.

Nascido em família de origem italiana, desde cedo recebi de minha avó paterna, Francisca Falconi, que era parteira, trabalhava com plantas da flora medicinal em forma de chás, banhos, garrafadas, e outros recursos mais, informações sobre a utilização de cada alimento como uma forma de tratamento para os males e achaques costumeiros no ambiente doméstico.

Era analfabeta, aprendeu e ensinava tudo através dos recursos da oralidade (boca a ouvido), isso foi muito importante para que toda aquela tradição das benzedeiras do passado pudesse ficar gravada em minha memória.

Conheci, estudei e pratiquei nas últimas 4 décadas os caminhos da alimentação natural, desde a macrobiótica, o vegetarianismo, o vegan, o crudivorismo, aprendendo com cada um deles pontos importantes e ensinamentos valiosos para minha vida diária e para serem aplicados não apenas no lar, como nas viagens pelo Brasil e exterior.

Resveratrol

Desde a antiguidade, usava-se o vinho como um estimulante geral. Ervas medicinais eram colocadas em vinho diluído com água e a bebida era considerada um sedativo e antidepressivo natural, uma espécie de "tranquilizante". Era recomendado aos que tinham insônia, e também ajudava em compressas a cicatrizar feridas, além de ser um poderoso biotônico. Enfim, livros de ciência e de história de diversos povos antigos estão repletos de citações sobre as qualidades medicinais do vinho tinto. Mas foi só muito recentemente que se descobriu uma substância química chamada resveratrol.

Armando FalconiO resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que a raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo). Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os tanbinos, flavonas e os ácidos fenólicos.

Na proporção em que as pesquisas foram acontecendo, repetidas vezes, os resultados ficaram cada vez mais abrangentes, principalmente em relação ao estudo do resveratrol que combate o envelhecimento e consequentemente proporciona a possibilidade de prolongamento da vida.

Quando o resveratrol era colocado em colônia de fungos praticamente dobrava a vida destes organismos primitivos. Em seguida a atenção dos pesquisadores foi direcionada noutro sentido e resolveram fornecer resveratrol a um determinado tipo de verme, C. elegans e notaram que ele passou a viver cerca de 50% mais tempo.

Armando FalconiAs experiências tem comprovado que em seres humanos o resveratrol estimula enzimas celulares que são essenciais ao "reparo e conserto" do nosso DNA e prolonga, desta forma, a vida das células. A conclusão é que provavelmente o resveratrol é um medicamento natural para aumentar o HDL (colesterol bom) e abaixar o colesterol ruim (LDL-colesterol).

Resveratrol melhora o desempenho do coração: vem da Austrália a revelação de que investigadores daquele país conseguiram os resultados de um estudo onde 99% de resveratrol puro melhorou o desempenho cardiovascular humano.

O resveratrol é poderoso aliado da insulina: é conhecido o princípio que a glicose é o combustível mais rápido, fácil e acessível para prover o músculo de energia. Mas para entrar na célula muscular, a glicose precisa de um "empurrão" da insulina. A insulina faz com que a glicose entre em uma espécie de ônibus chamado de GLUT 4 (glicose transportador 4). Neste ponto é que entra o resveratrol. Em experiências realizadas demonstrou-se que os transportes da glicose desde a circulação até os locais onde poderia servir de energia para o músculo eram facilitados pelo resveratrol. Em diabéticos o resveratrol ajudou a "baixar" o açúcar elevado na circulação, pois estimulou o transporte de glicose pelo GLUT 4.

Após estas observações, mais recentemente, pesquisadores de uma Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, indicaram que o resveratrol proporciona o efeito de aumentar a captação de glicose em células colocadas em cultura. E as pesquisas e descobertas continuam...

Sim a Uva e Suco de Uva! Não ao Vinho Tinto...

Armando FalconiEstá comprovado que uvas vermelho-escuras apresentam maior concentração de compostos fenólicos, assim como aqueles que são encontrados na casca e na semente das uvas. Já explicamos os efeitos benéficos atribuídos ao composto resveratrol, que é uma substância produzida pela videira com finalidade protetora contra ação de fungos. São encontradas em maior concentração nas uvas vermelho-escuras do que nas verde-claras, na ordem de 20 a 50 vezes em média.

De vez em quando surgem entrevistas com profissionais de saúde elogiando as qualidades benéficas do vinho tinto, o que é lamentável, pois um percentual altíssimo e ultimamente progressivo principalmente entre as mulheres são alcoólatras (usuários de álcool, independente da quantidade). Embora o álcool ainda seja uma droga legal, é a mais imoral das drogas consumidas no planeta.

Esta teoria de que o corpo precisa de pequenas doses de álcool para melhorar suas funções tem provavelmente uma das seguintes explicações: ou quem fala desconhece que o corpo produz através do processo digestivo o álcool de que necessita, ou quem fala é alcoólatra e não quer beber sozinho, ou tem algum ganho secundário com essas palavras. A televisão e outros meios de comunicação reforçam essa informação errada, quando veiculam através das propagandas as imagens de homens e mulheres, principalmente os famosos na mídia, participando vergonhosamente e descaradamente de comerciais milionários em campanhas desta ou daquela bebida fermentada ou destilada. É lamentável!

Por isto, em nossas entrevistas, artigos, livros, cursos, palestras e no atendimento individual a pessoas afirmamos sempre para que seja dada preferência ao:

SUCO INTEGRAL DE UVA - sim, que é natural, alimenta, fortalece e estimula o organismo de maneira positiva aumentando a qualidade de vida e longevidade, pois é um alimento funcional, ao invés do vinho.

VINHO - não, pois é alcoólico, cria dependência, altera negativamente a personalidade e o comportamento humano, causa cirrose, embriaga e desestrutura o homem, a família e a sociedade.

Repetimos: é uma droga legal, mas imoral.

Comprovação científica das qualidades superiores do SUCO de UVA

Armando FalconiAntes, se alguém nos pedisse para provarmos cientificamente as qualidades superiores do suco de uva sobre o vinho, tínhamos certas dificuldades, hoje é coisa do passado mesmo.

A tese de doutorado da cardiologista e médica assistente do INCOR (Instituto do Coração da FM – USP), Silmara Regina Coimbra, comprovou que tanto o vinho tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sangüíneos), aumentando a sua dilatação, frente a um estímulo.

Segundo a cardiologista Silmara Coimbra, a principal conclusão deste trabalho é que o suco de uva pode proteger o indivíduo contra a doença arterial coronária sem os riscos associados ao consumo de álcool.

Benefícios do suco de uva

A tradição atribuiu ao suco de uva as mais elogiosas expressões como: sangue vegetal, leite vegetal, e seiva viva. O suco de uva contém mais calorias que o leite, certa analogia que pode ser levada mais longe: a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno.

É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença.

O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, e é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre. Do ponto de vista terapêutico, trata-se de um dos mais preciosos sucos.

O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, construindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco de uva, como também pela uva e folhas de parreira).

Para manter as artérias jovens, tome suco de uva diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Flórida revelam que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e, consequentemente, podem reduzir a pressão sanguínea.

Armando FalconiAs propriedades salutares das uvas no combate ao envelhecimento é simples e poderosa: as uvas contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e o envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis.

Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder antioxidante, isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxa são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina.

Então podemos concluir que:

A parte que cabe a mim como profissional responsável e comprometido com sua saúde, com a qualidade de vida, acabei de fazer. Mais uma vez estou ensinando você a pescar, ao invés de lhe dar o peixe simplesmente!

Deixo em suas mãos a decisão de aprender e aplicar ou deletar!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.