Armando Falconi Armando Falconi 1/12/2011

Gratidão e autoestima

Foto de Armando FalconiÉ com alegria que oferecemos a você, este artigo, através do qual completamos cem meses de atividades ininterruptas no Portal ACESSA.com.

São cem meses de parceria, em que buscamos compartilhar com você que gosta de conhecimentos sobre temas naturais, saudáveis e de fácil aplicação no dia a dia, à oportunidade de crescermos juntos na grande jornada da luz do autoconhecimento.

Para comemorarmos este número tão significativo que representa um pedaço da caminhada de todos nós, abordamos nesta oportunidade um tema que é do interesse de toda pessoa que quer crescer e libertar-se do "homem velho", do passado, da ignorância.

Gratidão

Precisamos conhecer melhor o significado de cada palavra, seja para ampliar nossas possibilidades de usar melhor o vocabulário, assim como para igualmente colocarmos os nossos sentimentos e interesses de maneira clara, ao alcance das pessoas com quem estamos ou desejamos comunicar.

O verbete gratidão vem do latim gratia que significa literalmente graça, ou gratus que se traduz como agradável. Por extensão, significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido.

Podemos observar que a ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo, que o propele à vivência do sentimento superior, enobrecido.

Somos cercados em nossa vida de uma incontável realidade de hábitos, seja de recebermos ajuda e proteção desde o momento da fecundação, passando pelos diversos períodos do desenvolvimento fetal até a idade adulta, sem a consciência do que lhe é oferecido, encarregam-se de construir a personalidade em polaridades mais para o lado de tendências positivas, de autoestima, ou de tendências negativas como a desconfiança, falta equilíbrio pessoal tanto em decisões como em responsabilidades.

Em todas as fases da vida humana é possível acompanhar que o despertar para a gratidão inicia-se por uma forma de louvor a tudo e a todos. De pequenos gestos a grandes atitudes, quando ecológicos, tem sua fonte em pensamentos, palavras e comportamentos que sempre fazem bem a quem os emite como aqueles a quem são dirigidos.

Um exemplo que pode ser observado tanto do ponto de vista da religiosidade como da maneira de viver, exemplo para a sociedade, é o do "Irmão Sol", ou seja, de Francisco Bernardone, nascido na cidade de Assis na Úmbria, que pelos seus exemplos de amorosidade é conhecido como Francisco de Assis.

Narram seus biógrafos que, ao atingir o estado de sintonia com o amor incondicional, de imediato exalou à sua volta gratidão, ora doce, ora suave, o hino em favor de todas as criaturas: irmão sol, irmã lua, irmã chuva, vegetais, animais e tudo quanto vibra e glorifica a criação.

Fazendo de cada dia uma oportunidade nova para cantar louvores à vida de autoestima e de gratidão, quanto mais exaltava o que a muitos parece insignificante ou destituído de valor, a sua riqueza gratulatória conseguia dignificar, exaltando as qualidades.

Vivência em gratidão

Foto de Armando FalconiAprendemos que a vida é um contínuo aprendizado e, quando se é grato, alcança-se a individuação que liberta. Para atingir, no entanto, esse nível, o caminho é longo, atraente, fascinante e desafiador.

É conhecida a frase que ensina: "Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho".

Os escritos de Jung registram suas afirmações onde asseverou que a finalidade da vida não é a aquisição da felicidade, mas a busca de sentido, de significado.

Sermos grato aos pais, aos familiares, a cada pessoa com quem temos a oportunidade de convivermos, demonstrando em pensamentos, palavras ou atitudes, é um exercício de multiplicar as sementes da amorosidade, da autoestima, nos tecidos sutis do nosso ser, bem como no das criaturas que compõe nosso universo mais próximo.

Aprendemos nos caminhos do autoconhecimento que a gratidão é a assinatura de Deus colocada na Sua obra. Quando se enraíza no sentimento humano logra proporcionar harmonia interna, liberação de conflitos, saúde emocional, por luzir como estrela na imensidão sideral...

Dezembro: vivência em gratidão

Eis que chega mais um dezembro, começamos a modificar hábitos com o horário de verão e o clima também esquenta com a elevação da temperatura regional.

Mas, outro clima surge dentro de cada pessoa, pelo ambiente natalino, o Espírito do Natal como é chamado, vai tomando conta de cada um progressivamente. Através dos enfeites externos de residências e ambientes comerciais, como também nas programações diversas a serem realizadas em empresas e demais ambientes.

Nesta ocasião somos convidados por diversas empresas, associações, escolas e grupos religiosos para palestras motivacionais sobre a importância da viagem interior, do autodescobrimento, do uso das potencialidades de cada criatura.

É neste momento que buscamos despertar em cada mente, em cada par de ouvidos que nos ouvem com sua atenção fraterna a importância da "gratidão".

Levamos, carinhosamente, cada um a recordar que a vida, em si mesma, é um hino de louvor ao Criador, portanto, de gratidão incontida.

A vida está presente em cada faceta do Universo. Dorme no sonho dos minerais que dormitam as energias do magnetismo carreador de bênçãos. Desperta na intimidade dos vegetais que a partir de pequeninas sementes ou recursos outros se multiplicam de tamanho e variedades encantando de cores a natureza. Move-se nas nadadeiras, asas e patas de insetos, peixes, aves e animais de diversas realidades, espécies e habitats.

E vem completar esta vida de gratidão a sua viagem na raça humana, com seus representantes de variados tons de pele, línguas, padrões de crenças e emotividade para elevar-se para frente e para o alto na direção do Criador.

Destacamos que quando o processo do crescimento emocional liberta a criatura das regiões íntimas da sombra e do egoísmo, começa a surgir em cada ser humano a luz da verdade, que é como explicamos, o discernimento em torno dos valores significativos que o integram no concerto harmônico do cosmo, da vida plena.

Conduzimos aqueles que nos ouvem a refletir que na realidade temos muito mais o que agradecer do que reclamar, embora expressivo número de criaturas, nas mais diversas realidades sociais, estacionam a mente e os lábios em reclamar muito, de tudo e de todos, esquecendo ou raramente desenvolvendo habilidades de sintonia positiva.

Mostramos carinhosamente com as técnicas e recursos da comunicação enriquecida pelas ferramentas da PNL (Programação Neurolinguística), que a gratidão é um sentimento mais profundo e significativo, porque não se limita apenas ao ato de recompensa habitual. É mais grandiosa porque traz satisfação e tem caráter psicoterapêutico.

Demonstramos o real valor de pensar, agir e viver em clima de gratidão, já que todo aquele que é ou torna-se grato, que compreende o significado da gratidão real, goza de mais saúde física, emocional e psíquica, porque passa a sentir alegria de viver, compartilha mais de todas as coisas e oportunidades, integra-se e faz-se um membro atuante na organização social, torna-se criativo e jubiloso.

Quem cultiva gratidão aspira sempre por ter mais plenitude de vida, sem a preocupação de ser o melhor, de viver apenas no clima da competição.

Delicadezas e gratidão
Foto de Armando Falconi

Quando observamos uma rosa exteriorizando seu suave perfume carreado pela brisa, deparamo-nos com a gratidão do vegetal que transformou os elementos primevos do húmus e da água em aroma delicado e agradável.

Olhamos a realidade do sol, nosso astro rei, que responde pela preservação do milagre da vida através de múltiplas manifestações, beija o pântano sem assimilar-lhe os odores pútridos e igualmente acaricia as pétalas das flores sem tomar-lhes o aroma agradável. Essa é a sua forma de exemplificar o bem e agradecer ao Grande Arquiteto da Vida, a própria finalidade para a qual foi criado.

Cada pessoa pode aprender assim com a natureza que a gratidão deve ser um estado interior, que cresce que se agiganta e mimetiza com as dádivas da alegria e da paz.

Nestes dias de Natal, agradecemos a vocês, que acompanham nossos artigos e atividades nestes cem meses consecutivos.

Desejamos sinceramente que Jesus, o aniversariante homenageado, esteja presente em suas mentes e corações, em cada um de vocês e seus familiares, cobrindo de bênçãos também a todas aquelas pessoas a quem vocês possam ser úteis e que compartilhem os gestos de fraternidade e gratidão. Quando se é grato, nunca se experimenta nenhum tipo de decepção ou queixa, porque nada se espera em resposta ao que realiza.

Feliz Natal! Boas Festas! Moderação no comer e principalmente no que beber! Paz em cada criatura na Terra!

E gratidão sempre ao Mestre de nossas vidas, o Meigo Nazareno!

Informamos ainda que no mês de janeiro estaremos aplicando gratuitamente um seminário sobre a "Psicologia da Gratidão", informações e inscrições em nosso endereço ou ligue (32) 3231-6000.

Desejando saber mais, leia nossos livros e apostilas; visite nossos sites, nossos blogs e siga-me pelo twitter, receba textos e dicas de saúde e vida.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

Mais artigos

Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.