Decoração: Casas de madeira

Por

Casas de Madeira
A cada dia mais pessoas se interessam por este tipo de constru??o, que alia rapidez, redu??o nos custos e beleza

Djenane Pimentel
R?porter
21/03/05

Clique no ?cone ao lado e veja a galeria de fotos de casas, de v?rios tamanhos e diferentes arquiteturas. Leia tamb?m o depoimento de quem tem uma.

Lembra da est?ria dos tr?s porquinhos que constru?ram suas casas, respectivamente de madeira, palha e tijolo? E que somente a casa de tijolo resistiu ao sopro do Lobo Mau? Ainda bem que isso ? s? est?ria! A cada dia aumenta a quantidade de fam?lias interessadas em morar em casas de madeira.

Entre as vantagens que t?m chamado a aten??o dos propriet?rios est?o a rapidez na constru??o; a redu??o nos custos, se comparado com o sistema convencional de alvenaria; a possibilidade de personalizar o ambiente, do jeito que quiser; e a beleza desta casa, diferente do que se v? por a?. Al?m disso, o pagamento pode ser facilitado e as lojas garantem a manuten??o da casa durante um per?odo (t?m garantia).

Segundo a gerente de neg?cios de uma empresa que fabrica casas deste tipo em Juiz de Fora, K?tia Santos, j? foram constru?das cerca de 450 casas de madeira, na cidade, regi?o e at? em outros estados, atrav?s do estande de JF.

"Quando se fala de casa de madeira, as pessoas t?m a id?ia de que ? uma coisa muito fr?gil, mas, depois que conhecem melhor, se surpreendem, porque n?o ? nada fr?gil. Estas casas s?o extremamente seguras", afirma K?tia.

As casas s?o feitas com dois tipos de madeira de excelente qualidade, o Paraju e o Piqui?, que diferem somente na colora??o (uma ? mais escura e a outra, mais clara). As pranchas usadas para a constru??o da casa s?o maci?as e possuem 3,5 cm de espessura.

"At? para colocar um prego ? dif?cil. Para arrebentar um casa dessas, ent?o, tem que ter uma moto-serra", informa K?tia. ? verdade. Uma das pranchas foi testada com dois tiros de armas de calibre 32 e 38. Os tiros n?o perfuraram a madeira.

Tirando d?vidas
O primeiro passo a ser dado, quando se decide por uma casa de madeira, ? a aquisi??o de um bom terreno. Depois, deve-se fazer uma pesquisa para conhecer as empresas especializadas nesse tipo de constru??o. Segundo a artes? Cec?lia Lacerda (dona da casa ao lado), ? importante estar atento a este detalhe, porque j? existiram casos em que a empresa contratada n?o cumpriu o prazo e at? deixou de entregar a casa.

Os clientes, geralmente, podem escolher entre os modelos do portf?lio da empresa, fazer adapta?es, mudan?as, e at? mesmo criar seu pr?prio projeto.

As casas n?o ficam em contato direto com o solo. A funda??o ? de alvenaria, que pode ser feita pela pr?pria empresa contratada ou por empreiteiros. A montagem da casa ? realizada pela firma contratada, que tamb?m pode oferecer outros servi?os, como instala?es el?tricas, hidr?ulicas, cer?micas de piso e parede e fechaduras. Fica por conta do cliente colocar vidros, pias, box e chuveiro.

A obra ? entregue totalmente envernizada, por dentro e por fora. Mas, caso o cliente deseje, este tamb?m pode optar pela tinta, que disfar?a t?o bem que, em certos momentos, fica dif?cil saber se a casa ? de madeira ou n?o (como a primeira foto que ilustra a mat?ria).

Manuten??o
Apesar de a madeira usada na fabrica??o destas casas, n?o "chamar a aten??o" de cupins, K?tia Santos alerta para que seja feita uma detetiza??o na casa, a cada ano e meio, mais ou menos. "Isso porque as portas e forros da casa s?o os mesmos usados nas casas de alvenaria. S?o madeiras mais doces, que correm o risco de um ataque de insetos".

Uma casa de madeira pode durar at? cem anos, segundo K?tia. Mas, para isso, a manuten??o deve ser feita com rigor. O verniz deve ser repassado, geralmente, de dois em dois anos. "Na verdade, vai depender muito da incid?ncia de sol no local. Aconselhamos o propriet?rio a observar o aparecimento de manchinhas brancas. Se estiver aparecendo, ? hora de passar o verniz", esclarece.

Quanto aos pre?os, n?o existe um fixo, porque vai depender basicamente do tamanho e da quantidade de alvenaria na casa... s? para lembrar: cozinha e banheiro n?o s?o de madeira, s?o feitos com alvenaria. As casas podem ser financiadas direto com a pr?pria empresa ou com alguns bancos.

Depois de fechar o neg?cio, em 50 dias a obra ? iniciada. A finaliza??o vai depender do tamanho do projeto, da arquitetura e das chuvas, que podem atrasar um pouco a constru??o. "Em geral entregamos uma casa grande em, aproximadamente, cinco ou seis meses", diz K?tia.

Conhe?a as vantagens e desvantagens de uma casa de madeira, contadas por quem possui uma!!!

Para ver o cr?dito das fotos, passe o mouse sobre elas