Sexta-feira, 19 de abril de 2013, atualizada às 15h19

Dia D de vacinação contra a gripe em JF será neste sábado

Da redação
vacinaçao

Com o objetivo de imunizar idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 1ano 11meses e 29 dias, gestantes, mães pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da área de saúde e doentes crônicos, como portadores de diabetes mellitus, hipertensos e outras conforme a listagem do Ministério da Saúde (MS), o dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Juiz de Fora será realizado neste sábado, 20 de abril. De acordo com o MS, a campanha deste ano pretende alcançar a meta de 80% de imunização, de um total de 115.041 pessoas na cidade.

O público alvo da campanha poderá se vacinar em todas as Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps), além das tendas montadas na galeria do prédio do PAM Marechal, Parque Halfeld e nas praças dos bairros Manoel Honório, na Zona Leste; Bom Pastor, na Zona Sul; e Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairu (ver mapas).

Até a tarde da última quinta-feira, 18, 4.028 idosos já haviam sido vacinados na cidade, representando um total de 5,63% do total da população idosa estimada como alvo da campanha. De acordo como a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), 750 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares administrativos participaram da ação. A dose da vacina é única e anual. Não possui contraindicação, exceto para pessoas que tenham alergia a ovos, já que o imunobiológico utiliza porções inativadas do vírus influenza. O efeito ocorre a partir do décimo dia após a aplicação.

Às 9h, no Parque Halfeld, a ação contará com a presença dos secretários de Saúde do município, José Laerte Barbosa e do Governo do Estado, Antônio Jorge Marques. Além disso, uma equipe de professores de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL)  estará no local para animar na manhã de sábado as crianças que irão vacinar.

A campanha vai até o dia 30 de abril e as pessoas que não puderem comparecer no sábado, podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Após essa data, as vacinas não estarão mais disponíveis na rede pública de saúde.


ACESSA.com - Dia D de vacina??o contra a gripe em JF ser? neste s?bado