Armando Falconi Armando Falconi 1/6/2010

Saúde se constrói com: parte um

Falconi servindo cháTodo alimento pode e deve contribuir com elementos nutritivos, que fortaleçam as células do corpo humano. Mas se você prestar atenção existe hoje nas gôndolas dos supermercados um monte de coisas que são oferecidos como alimentos, que possuem nutrientes sim, mas de péssima qualidade e que acabam por causar mais prejuízos que benefícios para seu corpo e sua mente.

Assim como procedemos com nossos pacientes no atendimento em nossa Clínica, oferecemos e compartilhamos com você, que acompanha os nossos trabalhos mensais iniciando hoje uma série de artigos com o tema: "SAÚDE SE CONSTRÓI COM".

Do grande universo de alimentos bons, alguns são especiais, por possuírem os elementos básicos para as necessidades do ser humano, assim como certas ervas que têm o poder medicinal, os alimentos que vamos dar destaque têm os recursos de proteger e renovar as células, dando uma qualidade extra ao nosso cotidiano.

Porque dedicar tanta atenção aos alimentos? Por inúmeras razões, como veremos a seguir, e a um custo realmente barato: um maço de brócolis, maior fonte de cálcio e ácido málico, que nutre e desintoxica, custa menos que um refrigerante. Um maço de couves, então é quase de graça. E quem diz que não gosta de vegetais é porque nunca os comeu bem feitos, não teve essa sorte ainda...

Seu corpo precisa de
  • Cereais integrais

Arroz integral, aveia média ou grossa, cevada, cevada perolada, painço, trigo-sarraceno...

  • Leguminosas

Amendoim, feijões em geral (mude o tipo, a cada vez que cozinhar), ervilha fresca, vagem, soja só fermentada em forma de misso, shoyu, tofu, tempê, nato...

  • Raízes

Nabo comprido, rabanete comprido, cenoura, bardana, yacon...

  • Tubérculos

Batata (só porque tem pectina), batata-doce (fazer com a casca e comer), inhame, cará...

  • Bulbos

Nabo redondo, rabanete, beterraba, alho, cebola...

  • Folhas, flores e talos

Armando Falconi com verdurasCouve, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, agrião, espinafre, brócolis, rúcula, taioba, almeirão, alface...

  • Óleos

De oliva, gergelim, girassol, peixe...

  • Peixes

Principalmente os de alto-mar, que são menos contaminados por mercúrio, desde a sardinha (o mais popular) ao salmão...

  • Ovos

A gema principalmente, de galinha, codorna, pata...

  • Sementes

De gergelim preto, girassol, castanha-do-pará, linhaça, castanha do caju, noz macadâmia, abóbora, noz pecã...

  • Algas

Kombu, wakame, hijiki, arame, ágar-ágar, spirulina, clorela...

  • Frutas

Amora, banana, maçã, morango, entrecasca das laranjas (a parte branca), limão, romã, abacaxi, acerola...

  • Chás

Preto, verde, oolong e banchá, de preferência com gotinhas de limão, camomila, louro, espinheira santa, hortelã, cana do brejo, quebra pedra...

  • Umeboshi

Pólen de abelhas, carvão vegetal, levedo dietético, papaína, extrato de fígado, extrato de timo...

O que eles contêm:
  • Vitaminas antioxidantes

A/betacaroteno, B1, B5, B6, PABA, C, E, bioflavonóides...

  • Minerais antioxidantes

Selênio, zinco, cobre, manganês, enxofre...

  • Ácidos nucléicos

Importantíssimo grupo de substâncias presentes no núcleo celular. Inclui o DNA e o RNA, ácidos essenciais à formação de novas células, portadores do código genético que preserva as características de cada pessoa. Sua presença reforça a defesa celular contra radiação e toxinas. O organismo produz ácidos nucléicos. As grandes fontes externas são pólen de abelhas, lêvedo, algas clorela, fígado de galinha, extrato de fígado, cogumelo, peixes como sardinha, salmão e anchova, germe de trigo, aveia, cebola...

  • Alginato de sódio

Falconi segurando poupa de sucoAs algas marinhas Kombu, wakame, hijiki e arame (conhecidas como algas kelp), ágar-ágar e clorela têm como ingrediente precioso o alginato de sódio, que reduz em 50% a 80% o radiativo estrôncio-90 absorvido pelos tecidos ósseos. Hoje em dia todo mundo tem E-90 no corpo devido a testes de bomba atômica, usinas nucleares e emissões de rotina, e isso aumenta o risco de contrair leucemia, câncer ósseo e de sistema linfático (mal de Hodgkins). Os males menores: anemia e redução na produção de células brancas e vermelhas do sangue.

O alginato de sódio atrai e envolve o isótopo radiativo de E-90 no trato intestinal, formando com ele um sal insolúvel chamado alginato de estrôncio que é eliminado pelas fezes. Faz a mesma coisa com poluentes metálicos do ambiente como chumbo, bário, cádmio, estrôncio, ferro, plutônio e césio. Além disso, as algas ajudam a dissolver depósitos de muco e gordura, contêm iodo, que protege a tireoide e os órgãos reprodutivos, e mais 56 minerais e oligoelementos necessários ao corpo. Pouco fósforo, o que tem suas vantagens. Spirulina e clorela ainda são fontes de clorofila, essencial para renovar o sangue e transportar oxigênio até as células. Recomendação: 100g (peso seco) de algas por semana, ou 2% a 5% da alimentação diária.

  • Enxofre

Ajuda o fígado e os rins a desintoxicarem o organismo. Alho e cebola são ricos em enxofre, o alho através da alicina, a cebola nos aminoácidos metionina e cisteína. O alho ainda regulariza a pressão alta, reduz a taxa de colesterol no sangue, coágulos e depósitos de gordura; aumenta a absorção das vitaminas B, estimula as glândulas; contêm antibióticos naturais e germânio orgânico. Suplementos de alho; sem restrições.

  • Cisteína

Aminoácido que contêm enxofre e é antioxidante, com grande capacidade de desativar e remover radicais livres e evitar a destruição da hemoglobina pelos agentes radiativos. Protege o fígado e os rins das toxinas ambientais, já que neutraliza e elimina metais tóxicos, como chumbo, mercúrio e cádmio. Fontes: couve, agrião, couve-de-bruxelas, repolho, nabo, couve-flor, brócolis, amora, espinafre; as algas citadas acima; rabanete, ervilha fresca, cenoura, castanha de caju; entre as fontes de animais expressivas em enxofre estão ovos, carne e peixes. Estes, se possível de alto-mar: atum, bacalhau, haddock, namorado, badejo/garoupa, linguado vermelho/pargo, cherne, esturjão, cação, merluza e outros, que certamente contribuirão com menos toxinas químicas do que peixes das poluídas baías. Os vegetais irradiados perdem muita cisteína.

  • Clorofila

É o verde dos vegetais e das folhas, tem estrutura muito semelhante à da hemoglobina e é tônico orgânico por excelência. Capaz de reduzir à metade as toxinas da poluição e da radiação; fácil de obter no dia-a-dia através das folhas verde-escuras de couve, agrião, repolho, brócolis e outras, que ainda têm a vantagem de serem ricas em enxofre, sais minerais e vitaminas.

REFLETINDO...
Falconi segurando laranjaCom estes apontamentos deixamos você a pensar, pesquisar e aplicar estas recomendações, e no próximo mês daremos continuidade a este tema tão importante para nossa qualidade de vida.

Lembrando Mahatma Gandhi em suas sábias palavras: -"O homem moderno cava a própria sepultura com o garfo com que se alimenta!".

Barriga cheia e saciedade nem sempre é sinal de saúde, a mastigação, digestão e a absorção dos nutrientes de cada alimento só será completa e saudável se o que você come realmente faz bem ao seu organismo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista