Segunda-feira, 17 de agosto de 2009, atualizada às 18h29

Eleitor juizforano pode tirar título pela internet

Clecius Campos
Repórter

O sistema de pedido de alistamento, revisão eleitoral e transferência de título pela internet está disponível para os eleitores juizforanos. Na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, o programa Título Net entrou no ar na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema passou por fase de testes, em todo o estado do Maranhão, e agora está disponível em 17 estados, incluindo Minas Gerais, e no Distrito Federal.

Como o requerimento é realizado via internet, pelo próprio eleitor, os dados devem ser conferidos em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral num prazo de cinco dias. O requerente recebe um comprovante com o número e a data de solicitação, mas só regulariza a situação mediante apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. Maior de dezoito anos e do sexo masculino deve levar também o comprovante de quitação militar.

De acordo com o chefe do Foro Eleitoral de Juiz de Fora, André Luís Faria Carvalho, o sistema deve diminuir as filas formadas na data limite para alistamento, revisão e transferência de título antes das próximas eleições. "As pessoas deixam tudo para a última hora e a época de fechamento de cadastro é sempre a mais concorrida. Com esse novo sistema, poderemos organizar uma fila exclusiva para quem já adiantou os dados." O sistema permite ainda a emissão de boleto para pagamento de multas eleitorais.

Novo horário de funcionamento

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o atendimento ao público em unidades da Justiça Eleitoral terá novo horário. A partir da próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, os postos começam a funcionar às 10h e terminam o expediente às 16h.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes