Tomate Para que ainda n?o sabe, tomate n?o ? legume e sim uma
fruta e possui diversas variedades

S?lvia Zoche
Rep?rter
18/08/2006
Para algumas pessoas, quando se fala em fruta, vem logo um sabor adocicado na boca, mesmo que a fruta seja mais ?cida que doce. Mas, e se falarmos sobre o tomate?

Ah, muita gente vai responder que tomate n?o ? fruta e sim um legume, sem pestanejar. Outras, podem ficar na d?vida s? pela exist?ncia da pergunta, achando que pode ser uma "pegadinha". E tem sempre aquelas que j? sabem a resposta correta. Sim, tomate ? uma fruta. Para que gosta de garantias, que afirma ? o nutricionista Arnaldo Pinheiro. "Na verdade, o tomate ? o fruto do tomateiro. Como ele tem sabor salgado e ser consumido junto a pratos salgados, como molhos ou cru na forma de saladas e sucos ou mesmo em drink, como o ex?tico Blood Mary, deixa a d?vida a respeito de sua classifica??o".

Luzimar Evaristo, uma de nossas culinaristas de plant?o, j? ensinou muito passo-a-passo em que o tomate ? parte importante nas receitas, mesmo que o tomate n?o seja o ingrediente principal. Entre as receitas ensinadas por Luzimar est?o o cachorro quente assado (foto abaixo, ? esquerda), a torta salgada (foto abaixo, ? direita) e a torta de palmito (foto abaixo, ao centro).

A consultora de culin?ria, Cristina Dutra, tamb?m deu dicas de como fazer uma das iguarias mais apreciadas: o tomate seco. Entre as dicas, est?o os cuidados com a conserva??o e o armazenamento.

O dono de uma barraca de frutas, mas que trabalha com hortifruti, Carlos Alberto Montinotti, d? um conselho para quem vai comprar tomate. "N?o compre tomate muito maduro, porque ele rapidamente fica com gosto azedo".

Tomate e sa?de
Muitas pessoas j? ouviram falar que n?o ? bom ingerir as sementes do tomate, porque pode dar problema de c?lculo renal. O nutricionista desmistifica este fato. "N?o tem nada a ver", diz. Mas ele alerta que pessoas com gota n?o devem comer as sementes - n?o s? do tomate, mas de nenhum alimento.

Agora, o tomate ? um dos alimentos em alta entre os cientistas, pela presen?a do licopeno, "subst?ncia respons?vel pela cor vermelha e capaz de prevenir o c?ncer de pr?stata e o de mama , apesar de os estudos deste ?ltimo ainda serem inconclusivos", explica Arnaldo.

Agosto ? uma ?poca boa de se encontrar o fruto nas bancas. Como a produ??o aumenta nesta ?poca, as ofertas aparecem em suas variedades, como o tomate cereja, longa vida e o italiano.

O tomate ?, ainda, rico em vitaminas A , complexo B e C e sais minerais como f?sforo, pot?ssio e magn?sio. De acordo com o nutricionista h? estudos que indicam que a fruta pode combater alguns tipos de c?ncer, como o cervical, de est?mago, pulm?o, c?lon, p?ncreas e es?fago. "Isso se deve a presen?a de duas subst?ncias: o ?cido cum?rico e o clorog?nico", diz.

Al?m disso, pode ser usado como diur?tico ou laxativo e ajuda a eliminar o ?cido ?rico. Se usado em compressas junto com o alho, reduz o efeito das toxinas de picadas de insetos. Tamb?m pode ser usado como cataplasma para combater a hemorr?ida e ? eficaz em queimaduras de sol.

Com todos estes benef?cios, n?o pense que ingerir v?rios tomates por dia ser? vantagem. O recomendado ? consumir uma por??o/dia ou cinco por?es/semana.

Receitas
Encontrar receitas com tomate ? bem f?cil. Normalmente, s?o receitas salgadas, mas a variedade ? enorme. H? receitas at? de panetone e de gel?ia. Confira algumas enviadas pelos internautas.

  • Ovos Cocote com Estrag?o e Tomate
  • Macarr?o com Molho de Tomate-Cereja
  • Tomates Assados com Manjeric?o
  • Pizza de Tomate Seco
  • Gel?ia de Tomates Verdes
  • Panetone de Tomate Seco e Mussarela de B?fala
  • Tomate recheado
  • Tomate docinho
  • Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.