Trilha Ecol?gica

Por



Trilha ecol?gica homenageia ?rvores centen?rias Museu Mariano Proc?pio lan?a projeto de divulga??o
sobre os "Tesouros do Parque"



Renata Cristina
Rep?rter
19/06/2007

Em tempos de aquecimento global e in?meras discuss?es sobre o meio ambiente, as ?rvores se transformam em preciosos elementos de conscientiza??o. Pensando nisso, o Departamento de Planejamento e Manejo do Museu Mariano Proc?pio criou o projeto "Tesouros do Parque", que a cada m?s homenagear? uma ?rvore centen?ria.

A ?rea verde do Museu foi implantada em 1861, quando Mariano Proc?pio iniciou a constru??o de sua casa. Cerca de 10% do jardim ? composto de plantas ex?ticas trazidas do Jardim Bot?nico do Rio de Janeiro. O restante corresponde a flora nativa.

De acordo com os organizadores, durante a Trilha Ecol?gica uma esp?cie deve ser destacada pelos guias. O primeiro da lista ser? o coqueiro, conhecido tamb?m como arioba, mari-rosa, baba-de-boi-grande ou juru?. Mais onze ?rvores est?o na lista, como a Jabuticaba branca, o Jatob?, a Paineira e o Pau-Brasil.

"Esta palmeira tem uma import?ncia ecol?gica relevante, pois ? t?pica da Mata Atl?ntica de Minas Gerais e Esp?rito Santo. J? recebemos at? visitas de pesquisadores internacionais que procuravam a esp?cie", revela Maria das Gra?as Duarte, bi?loga do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque.

Os participantes v?o conhecer as caracter?sticas cient?ficas das esp?cies e se divertir com os mitos e contos populares sobre a flora brasileira. Os interessados em fazer a trilha ecol?gica do Museu Mariano Proc?pio podem entrar em contato atrav?s do telefone: (32) 3690-2004. O passeio ? gratuito.