Segurança nos downloads

Por

Adilson Almeida 3/3/2011

Segurança nos downloads

É muito comum, e várias vezes necessário para alguns usuários de computador, fazer o download de arquivos da internet, mas essa tarefa requer cuidados para que não sejam salvos na máquina arquivos maléficos ou indesejados. Quanto mais arquivos baixar, maior vai ser o risco de que, no meio deles, haja algum arquivo perigoso.

Para que essa tarefa não traga dores de cabeça e perda de tempo, afinal "tempo é dinheiro", deve se ter algumas precauções ao realizar downloads.

Só baixe arquivos se necessário. Baixar diversos arquivos apenas para testar ou de curiosidade pode causar problemas desnecessários ao PC. Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado, a grande parte das atualizações são referentes a falhas de segurança, o que faz com que se tornem importantes para impedir a ação de arquivos maliciosos.

Vou falar essa, mas acho que nem precisava. Mantenha um software antivírus instalado e sempre atualizado em seu computador.

Verifique sempre o link de download. Coloque o mouse sobre o endereço para verificar se está certo. É muito comum a ação de criminosos por e-mail, então siga as dicas de segurança de e-mail.

Nunca instale arquivos executáveis (.exe) de origem duvidosa. Arquivos com extensões do tipo .scr, .pif, ou .zip também podem figurar na lista de altamente suspeitos. Procure sites de confiança, ou que foram indicados por outras pessoas para fazer os downloads. Um site cheio de banners, propagandas e links deve gerar suspeitas.

Nunca execute ou abra o arquivo diretamente do download, sempre mande "salvar" o arquivo primeiro e depois fazer uma verificação com seu antivírus.

Por fim, sempre dobre sua desconfiança e atenção para arquivos originados de programas de downloads, como DreamMule, Emule, uTorrent entre outros. Em muitos desses softwares, usados para troca de músicas, filmes, programas e outros arquivos, circulam vírus criados especialmente para parecerem arquivos legítimos. Assim, em vez de apreciar seu artista ou jogo favorito, o internauta pode estar colocando sua segurança em risco.


Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.