Santa Casa de Juiz de Fora comemora 154 anos com saldos positivos

Por

Santa Casa comemora 154 anos com saldos positivos Institui??o realiza mais de 12 mil cirurgias por ano. Este ano, tamb?m se comemora 25 anos de realiza??o do primeiro transplante renal na cidade


Daniele Gruppi
Rep?rter
13/08/2008

A Santa Casa de Miseric?rdia de Juiz de Fora completa, em 2008, 154 anos de hist?ria. Durante a trajet?ria, passou por dificuldades, mas se recuperou e se constitui um dos hospitais refer?ncias em Juiz de Fora e no Brasil.

O provedor da institui??o, Jos? Carlos Oliveira Texeira, afirma que o hospital atua em todas as ?reas de cirurgia. Por ano, s?o realizadas cerca de 12 mil, se destacando em cirurgias de alta complexidade. "Temos equipamentos e profissionais para realizar cirurgias card?aca, de ortopedia, de traumatologia, hemodin?mica, neurocirurgia e de oftamologia", diz.

A Santa Casa disponibiliza servi?os tamb?m na ?rea de cl?nica m?dica, laborat?rio e radiologia. Trabalha ainda com os transplantes. Em julho, a Central de Notifica??o, Capta??o e Distribui??o de ?rg?os (CNCDO)/ Regional Zona da Mata foi transferida para a institui??o com o objetivo de otimizar ainda mais as doa?es de ?rg?os.

E institui??o comemora, tamb?m em 2008, os 25 anos de realiza??o do primeiro transplante renal feito em Juiz de Fora. Na ?rea de ensino, oferece a resid?ncia m?dica, o curso t?cnico de enfermagem, al?m de outros cursos para a comunidade. "Temos mais de 40 m?dicos fazendo resid?ncia na pediatria, cirurgia geral, cl?nica m?dica, ginecologia e obstetr?cia, ortopedia e traumatologia e cardilogia. Estabelecemos conv?nio com as faculdades pr?ximas a Juiz de Fora para que os alunos no ?ltimo per?odo do curso possam passar pelo internato".

H? tamb?m profissionais se dedicando ?s pesquisas. Ampliando ainda mais a sua atua??o, foi adquirida recentemente, a Casa "Solar Colucci", que fica ao lado do pr?dio. "Existe o projeto de instalarmos uma Casa de Atendimento ao Parto Humanizado ou de tranferirmos a ?rea administrativa para o local".

Por ser uma institui??o filantr?pica, cerca de 60% dos atendimentos s?o realizados pelo SUS. Cumprindo a responsabilidade social, a Santa Casa, desde o ano passado, ajuda o CEPROM. O Complexo ? um dos maiores estabelecimentos da cidade em termos de contrata??o de recursos especializados, gerando emprego a cerca de 1.400 pessoas.

Dificuldades

Segundo o provedor, um dos maiores desafios que a Santa Casa enfrentou foi no per?odo entre 1998 e 2000. "A institui??o estava com d?ficit de R$ 20 milh?es", relembra.

Para reestruturar o equil?brio financeiro, uma nova diretoria foi nomeada. "Entramos em 2000 para atuarmos no prazo de seis meses. Tivemos que reduzir os custos, demitimos funcion?rios, dentre outras atitudes. Os membros da diretoria foram releitos por mais tr?s anos. Em 2002, conseguimos financiamento com o Banco do Brasil, atrav?s do BNDS de R$ 10 milh?es com pagamento em sete anos".

Com a d?vida quitada, a diretoria se reelegeu por mais tr?s anos e, em seguida, por mais tr?s. A gest?o termina em dezembro de 2009. "Conseguimos reconquistar a credibilidade perante a sociedade", afirma o provedor.