Tomate seco de frigideira: rápido e sem todo aquele ?leo

Por

Tomate seco de frigideira: r?pido e sem todo aquele ?leo
Felipe Reis 28/08/2015

Tomate seco de frigideira: rápido e sem todo aquele óleo

Quem acompanha as colunas que escrevo para o Portal ACESSA.com deve ter reparado uma mudança nos últimos meses. Tenho trazido receitas mais leves.

Não sigo dieta. Como o que gosto e quando quero, mas tenho preferido comer melhor e isso acaba refletindo aqui com vocês.

O mundo fit é cheio de dicas excelentes para quem não abre mão de uma comida cheia de sabor e mais saudável.

O Tomate de Frigideira é uma dessas. Fica com sabor muito semelhante ao tomate seco – acho que até mais saboroso - , só que mais rápido de fazer, suculento e sem o sabotador óleo da conserva.

Garanto que só o aroma já irá fazer todo mundo correr para a beira do fogão e querer experimentar.

Além de utilizá-lo como substituto do tomate seco em suas receitas aí, uma boa opção é servir com um pouco de queijo parmesão ralado e fatias de pão italiano.

Para quem quer manter a linha, a dica é usar como recheio da tapioca, com rúcula e queijo minas.

Tomate de Frigideira

Ingredientes

  • 3 tomates maduros
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Orégano, alecrim e sal a gosto
  • 1 dente de alho
  • Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)
  • Pão italiano (opcional)

Passo a passo

Corte 4 tomates ao meio para retirar sementes e polpa. Tempere com orégano, alecrim e sal a gosto, 1 dente de alho e 1 colher de sopa de azeite. Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e coloque os tomates, com o corte virado para cima. Tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 5 minutos. Destampe e, com um garfo,  aperte os tomates para retirar o caldo. Agora sem tampa, volte a cozinhar os tomates até que o líquido evapore por completo. Está pronto!

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.