Fonoaudi?loga chama atenção para cuidados com a voz no dia mundial

Por

Sexta-feira, 16 de abril de 2010, atualizada às 13h

Fonoaudióloga chama atenção para cuidados com a voz no dia mundial

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A falta de cuidados com a voz pode causar disfunções momentâneas e até lesões mais graves. No Dia Mundial da Voz, comemorado nesta sexta-feira, dia 16 de abril, a fonoaudióloga Helga Mendes Dias alerta para os fatores que podem potencializar uma disfunção vocal. A má alimentação, os problemas respiratórios, o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro devem ser evitados.

"O problema mais grave é o câncer de laringe provocado pelo consumo excessivo de cigarro. Mas a falta de coordenação na respiração e o alto consumo de alimentos condimentados e derivados do leite também podem causar ataques vocais, refluxo e pigarros", explica.

O abuso de gritos e de sussurros é prejudicial. "Qualquer rouquidão persistente por mais de duas semanas deve ser avaliada por um profissional, pois pode indicar um câncer de laringe. O consumo de gengibre, sal e balas de hortelã como remédios para rouquidão pode mascarar o verdadeiro problema."

Em Juiz de Fora, o Hospital Universitário (CAS/HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS), é a única unidade de saúde que recebe pacientes para consultas no ambulatório de fonoaudiologia. Segundo estimativa, cerca de 4% dos 40 atendidos realizados semanalmente são casos suspeitos de problemas mais graves na voz.

Dicas para se manter bem afinado

Para manter uma voz saudável e bem cuidada, Helga aconselha o consumo diário de dois litros de água em temperatura ambiente e de maçãs. Ela recomenda evitar gritos, cochichos, roupas apertadas na região do pescoço, cigarros e bebidas alcoólicas. Quando não é encaminhado para cirurgia, nos casos mais graves, o paciente passa por técnicas de relaxamento e exercícios vocais para a recuperação.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes