Só Sabor
Buffet no melhor estilo caipira

Folhas de bananeira e tigela de agata

Ornamentar a mesa com folhas de bananeira e toalha xadrez é a dica de Azélia Bonato de Almeida, da Maria Folia Festas. Ela explica que as folhas devem ser cortadas no tamanho da altura da mesa e afixadas com tachinhas. "Neste caso, a mesa deve ser de madeira", aconselha. Depois de pronta a "saia", basta cobrir o tampo com juta (tecido semelhante ao de saca de café) ou uma toalha de mesa xadrez, que mescle tons de marrom, amarelo e laranja ou uma peça em que predomine a cor vermelha.

O segundo passo é a escolha dos utensílios. Gamelas e peneiras de taquara forradas com guardanapo de tecido xadrez podem ser usadas para servir doces como pé de moleque, cocada, paçoça, entre outras delícias. Para os doces, como canjica, arroz doce, doce de abóbora com côco, o quentão e o feijão amigo Azélia aconselha o uso de panelas e tigelas de ágata (ferro revestido com esmalte, como as da foto ao lado). "Além de proporcionar um ar rústico, as peças de ágata conservam a temperatura do alimento", garante.

Os vasilhames de ágata são ideais para servir pequenas porções. Mas se o número de convidados for superior a 30, é aconselhável o uso de caldeirões de pedra. Os populares bolos de mandioca e de milho devem ser expostos em tábuas redondas de madeira.

Para servir os pratos doces e salgados, ela indica as tigelinhas, que se assemelham a cumbuquinhas. Brancas ou transparentes, são facilmente encontradas em casas de material de festa. O porta-talher pode ser de vime e os guardanapos de papel xadrez, combinando com a cor da toalha. E se quiser incrementar, use peças antigas como máquina de costura, ferro de passar à brasa e caldeirões.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.