• Assinantes
  • Só Sabor
    "Venha provar meu brunch..."
    O que compõe essa refeição meio café da manhã, meio almoço?


    Deborah Moratori
    05/07/03

    Sabe aqueles filmes americanos quando uma típica família dos Estados Unidos se reúne à mesa pela manhã para fazer uma refeição à base de ovos e bacon, waffles e panquecas, sanduíches... Nada de cafezinho com um pãozinho com manteiga! Aí você pensa: "Mas isso é quase um almoço..."

    Isso mesmo! Quase um almoço... Brunch é a palavra que explica tal refeição, do inglês, breakfast + lunch. Traduzindo... O brunch é uma refeição meio café da manhã, meio almoço... Tudo isso porque essa refeição geralmente é feita entre as 9 horas da manhã e as 13 da tarde.

    Mas o que se come num brunch? Deixando os ovos com bacon americano de lado, essa refeição é parecida com um lanche da tarde... Além de tudo que se serve num café da manhã, num brunch você também pode ter tortas e mousses salgadas, sanduíches, folhados, waffles, canapés e panquecas e até um prato principal. As bebidas incluem de chá e café a sucos de frutas.

    Que ocasião pede um brunch? Como essa refeição começa a ser servida pela manhã, ela é uma ótima opção para festas que vão acontecer neste horário. É uma forma delicada de você receber convidados, por exemplo, na recepção de um casamento ou mesmo depois do batizado do bebê. Um brunch para comemorar um aniversário no campo, num sítio ou numa granja também é uma idéia bastante original para se reunir os amigos.

    Atenção! Para que tudo corra bem você deve certificar-se se o número de talheres e louça, como xícaras e pratinhos de sobremesa, é suficiente para atender seus convidados. Antes de organizar o brunch também é preciso decidir se os convidados estarão assentados em mesas ou não.

    De qualquer forma, uma boa idéia para organizar essa festa é dispor o que vai ser servido em três mesas, uma para os pratos salgados, outra para os doces e a terceira para as bebidas. Os pães, por exemplo, podem estar organizados em cestas, as frutas com cortes decorativos, presuntos, queijos e pastas devem estar próximos... Organize também uma mesa só para os talheres e louças. Enfeite tudo com flores do campo. Tudo decidido, só falta escolher o menu. Delicie-se com as nossas dicas!

    Um cafezinho
    O tradicional Café não pode faltar (Leia mais!). Deve estar fresquinho e ser passado de acordo com o consumo dos convidados. Nada pior do que café requentado! Ofereça a opção de uma garrafa com café sem açúcar para quem prefere tomar com adoçante. Nesse caso, não se esqueça do adoçante.

    Para os dias muito frios, que tal servir uma Bebida Quente com Chocolate e Café. Essa receita tem conhaque entre os ingredientes, apesar de não se servir bebidas alcoólicas em brunchs... Um Hot Sweet Coffee e um Café Cremoso também são ótimas pedidas para sair do trivial...

    Sucos de frutas e chás variados são uma opção para quem não aprecia o café. Água também não pode faltar! Servir ou não refrigerantes é opção de quem está oferecendo o brunch.

    Bem clarinho
    Café da manhã sem pão, não é café da manhã... Por isso, o nosso bom e velho pãozinho não poderia ficar de fora do brunch. Da francesinha Baguete que pode ser feita ou comprada na padaria a um delicioso Pão Espanhol, com azeitonas verdes, presunto, mussarela e requeijão, não podem faltar opções para serem servidas aos convidados.

    Mesmo longe de Minas, o Pão de Queijo (Leia mais!) não pode faltar. Receitas caseiras costumam ser mais saborosas do que aqueles pãezinhos de queijo que se vendem nos supermercados. Um Pãozinho de Milho também agrada todo mundo e os Pãezinhos de Presunto substituem o tradicional misto-quente.

    E por que não preparar receitas doces que têm o pão como base? Abaixo seguem algumas sugestões:

    Pão de Mel
    Rabanada
    Panetone Caseiro
    Sonho com Recheio de Chocolate

    Para adoçar
    Tortas e bolos doces também são bem apreciados em cafés da manhã. O Bolo de Fubá e as Broinhas de Fubá acompanham muito bem um cafezinho quentinho.

    De frutas, o Bolo da Maçã, Aveia e Canela e o Bolo de Banana acompanham muito bem geléias de saborosas. Não deixe que elas faltem no seu brunch...

  • Geléia de Goiaba
  • Geléia de Mexerica
  • Geléia de Jabuticaba

    Frutas também não podem faltar. Podem estar numa Compota de Frutas ou no Iogurte com Frutas. A Salada de Frutas Cremosa é uma opção para a Salada de Frutas Tradicional.

    Só um biscoitinho
    Biscoitos são outra tentação. Veja algumas dicas:

    Cookies de Cereais
    Biscoitos de Aveia
    Biscoito de Gengibre
    Biscoito de Amêndoas
    Biscoito de Nata
    Biscoito de Coco
    Biscoito Polvilho
    Biscoitos de Morango
    Biscoitos com Gotas de Chocolate
    Biscoito Colorido

    Pastinhas, mousses e patês
    Para acompanhar uma torradinha ou até mesmo o pão de sal. Com o sabor tradicional do queijo, como a Pasta Quatro Queijos e do presunto como a Mousse de Presunto, ou de ingredientes mais sofisticados: Patê de Ervas Finas, Patê de Salame e Patê de Salmão Defumado.

    A Pasta de Beringela e a Pasta de grão-de-bico, os árabes Babaghanush e Homus, ficam uma delícia com pão sírio.

    Surpresa!
    Se você quer mesmo impressionar seus convidados, vai precisar de umas receitas elaboradíssimas e sofisticadas como é o caso do Foie Gras, o famoso patê francês de fígado de ganso que nessa receita foi substituído por fígado de galinha... Um Strudel de Pêra também chama bastante atenção e o Waffle Light agrada qualquer convidada que não quer sair do regime.

  • Quiche de Tomate Seco
  • Brunch
  • Pão de Batata com Catupiry
  • Panquecas Delicadas
  • Croissant
  • Rocambole de Café
  • Com as dicas do Portal JF Service/ACESSA.com.
    Não tem como errar no seu brunch!

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.