Só Sabor
Tilápia Tailandesa
Prato quente e pouco calórico...
Ótima opção para a Quarta-feira de Cinzas

Colaboração:
*Renata Silva
20/02/04

O Cheff de Cozinha Vanderlei San ensina um prato para a Quarta-feira de Cinzas. Veja o passo-a-passo!

Aprenda!


Quatro dias de folia e muita animação. Você já pulou bastante e deu tudo que tem na festa. Com moderação, é claro! Aí chega a Quarta-feira de cinzas... Hora de repor as energias e recuperar os ânimos para começar o batente de novo. A data significa o início da Quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa dos cristãos.

Agora, nada melhor que um prato quente e, ao mesmo tempo, nutritivo. Quem dá a dica é o cheff de cozinha, Vanderlei San. Ele vai nos ensinar como preparar a Tilápia Tailandesa.



Como o peixe chegou ao Brasil
A tilápia tailandesa foi inicialmente desenvolvida no Japão e melhorada na Tailândia, sendo introduzida no Brasil em 1996. Saborosa e com baixo teor calórico, ela já faz parte do cotidiano de muitos restaurantes brasileiros.

O peixe de água doce, cujo nome científico é Oreochromis niloticus, é nativo do continente africano e Ásia menor, com cerca de 70 espécies classificadas. Estes animais são predominantemente criados em águas quentes, com temperaturas entre 20ºC e 30ºC e por esse motivo, adaptaram-se à produção em países quentes.

A criação da espécie é economicamente rentável devido a uma série de fatores que se constituem. Só para ter idéia, uma tilápia pode produzir até 1.000 ovos de cada vez, de três a quatro vezes por ano! Além da boa resistência a doenças e aceitação de diferentes tipos de alimentos.

Aprenda a fazer
O professor de culinária, Vanderlei San está há 17 anos na profissão, e acumula experiência em diversos tipos de cozinhas: japonesa, mexicana, italiana, francesa, entre outras. Ele garante que a Tilápia Tailandesa é a receita ideal para a Quarta-Feira de Cinzas, pois é um prato quente, temperado com gengibre e pimenta, e leve, já que tem pouca adição de gordura. Confira o passo-a-passo que ele preparou, exclusivamente, para os leitores do Portal ACESSA.com.

Ingredientes

  • 1 tilápia
  • 1 abobrinha pequena
  • 1 galho de couve-flor
  • 1/5 de pimentão vermelho
  • 1/5 de pimentão amarelo
  • 200 ml leite de coco
  • 2 pimentas vermelhas
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 gengibre pequeno
  • 1 cenoura pequena
  • 1 colher de chá de curry
  • 2 dentes de alho
  • Sal a gosto

    Modo de Prepraro

    Pique os pimentões, a cenoura, a abobrinha e a couve-flor em pedaços pequenos. Reserve. Amasse o gengibre, o alho e a pimenta. Logo após, misture em um recipiente os ingredientes amassados e acrescente o curry e o azeite.

    Cubra o fundo de uma panela com azeite de oliva e leve ao fogo brando. Quando o azeite estiver aquecido, coloque a mistura. Em seguida, acrescente o filé de tilápia. Deixe ferver por 1 minuto.

    Depois coloque os legumes picados e deixe por aproximadamente 1 minuto. Acrescente sal e leite de coco. Mexa os ingredientes e aguarde mais 1 minuto aproximadamente.

    Agora é só servir. E para acompanhar, o cheff Vanderlei sugere arroz branco, já que o prato é bem quente.

    Para os que desejam se recuperar da ressaca carnavalesca, nada de bebidas álcoolicas. Água e suco de frutas são uma boa pedida. Dessa forma, os foliões terão fôlego para mais quatro dias de muita diversão.


    Rendimento: uma porção

    *Renata Silva é estudante do 6º período da Faculdade de Comunicação da UFJF.

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.