Só Sabor

Como congelar os alimentos corretamente

:::20/11/04

Foto ilustrativa Atualmente é quase impossível para a maioria da população preparar uma comidinha fresquinha diariamente.

A correria do dia-a-dia faz com que usemos, cada vez mais, alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos e in natura.

Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos.
O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a –2C).

O congelamento mantém as características físicas e químicas dos alimentos, diminuindo a proliferação. A vantagem é que melhora a preservação dos alimentos e preparações

Etapas do congelamento


Foto
ilustrativa
  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos
  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição; fazendo bloquinhos de gelo do alimento e depois de endurecido envolver no PVC (plástico aderente, prendendo as pontas com o auxílio do durex), esta última opção é a minha preferida, pois economizo em embalagens, mantendo a qualidade
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C
  • Só sobreponha as embalagens quando estiverem totalmente endurecidas
  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de –18ºC por até 3 meses
  • Nunca recongele os alimentos

  • Congelamento em aberto
    Foto ilustrativa Usado em 90% dos casos.
    Elabore o alimento, resfrie imediatamente, impedindo a ação das bactérias que se desenvolvem rapidamente. Coloque em bacias próprias, com água filtrada em pedras de gelo (sempre tampado).

    Assim que esfriar, leve ao freezer moldado numa embalagem de plástico ou de vidro refratário e leve ao freezer destampado para que endureça. Assim que estiver totalmente endurecido, retire a embalagem e embale rapidamente no PVC, prendendo as pontas com o auxílio do durex. Etiquete e leve ao freezer imediatamente. Este é o meu método preferido.

    Congelamento de frutas
    Foto ilustrativa As frutas devem ser limpas: batidas ou trituradas e os caroços devem ser retirados. Nunca inteiras e ao natural. As frutas devem ser colocadas na quantidade exata. Ideal copos descartáveis duplos. Depois de endurecidos, envolva a embalagem com PVC. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas e sucos.

    Congelamento de hortaliças
    Foto ilustrativa Para congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.

    O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem separa as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.

    Congelamento de carnes
    Foto ilustrativa As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos; e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser colocados em quantidades que serão consumidas na embalagem de PVC.

    Melhor peso: 200 a 500 g. Caso seja necessário retire mais porções. A carne deverá ser pesada à temperatura ambiente.

    Alimentos que não devem ser congelados
    Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, folhas cruas, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, queijos cremosos, macarrão sem molho.

    Descongelamento
    Foto
ilustrativa Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.

    Aproveite as dicas e prepare-se para as festas de fim-de-ano.



    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclareça sua dúvida com relação
    aos assuntos de culinária com
    a culinarista Cristina Dutra

    Cristina Dutra é consultora de Culinária,
    ministra Cursos de Congelamento,
    Microondas e Culinárias variadas.
    Saiba mais, clicando aqui!


    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Geisi Lemos: Posso congelar rabanada?