Só Sabor

Como congelar os alimentos corretamente

:::20/11/04

Foto ilustrativa Atualmente é quase impossível para a maioria da população preparar uma comidinha fresquinha diariamente.

A correria do dia-a-dia faz com que usemos, cada vez mais, alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos e in natura.

Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos.
O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a –2C).

O congelamento mantém as características físicas e químicas dos alimentos, diminuindo a proliferação. A vantagem é que melhora a preservação dos alimentos e preparações

Etapas do congelamento


Foto
ilustrativa
  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos
  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição; fazendo bloquinhos de gelo do alimento e depois de endurecido envolver no PVC (plástico aderente, prendendo as pontas com o auxílio do durex), esta última opção é a minha preferida, pois economizo em embalagens, mantendo a qualidade
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C
  • Só sobreponha as embalagens quando estiverem totalmente endurecidas
  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de –18ºC por até 3 meses
  • Nunca recongele os alimentos

  • Congelamento em aberto
    Foto ilustrativa Usado em 90% dos casos.
    Elabore o alimento, resfrie imediatamente, impedindo a ação das bactérias que se desenvolvem rapidamente. Coloque em bacias próprias, com água filtrada em pedras de gelo (sempre tampado).

    Assim que esfriar, leve ao freezer moldado numa embalagem de plástico ou de vidro refratário e leve ao freezer destampado para que endureça. Assim que estiver totalmente endurecido, retire a embalagem e embale rapidamente no PVC, prendendo as pontas com o auxílio do durex. Etiquete e leve ao freezer imediatamente. Este é o meu método preferido.

    Congelamento de frutas
    Foto ilustrativa As frutas devem ser limpas: batidas ou trituradas e os caroços devem ser retirados. Nunca inteiras e ao natural. As frutas devem ser colocadas na quantidade exata. Ideal copos descartáveis duplos. Depois de endurecidos, envolva a embalagem com PVC. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas e sucos.

    Congelamento de hortaliças
    Foto ilustrativa Para congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.

    O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem separa as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.

    Congelamento de carnes
    Foto ilustrativa As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos; e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser colocados em quantidades que serão consumidas na embalagem de PVC.

    Melhor peso: 200 a 500 g. Caso seja necessário retire mais porções. A carne deverá ser pesada à temperatura ambiente.

    Alimentos que não devem ser congelados
    Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, folhas cruas, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, queijos cremosos, macarrão sem molho.

    Descongelamento
    Foto
ilustrativa Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.

    Aproveite as dicas e prepare-se para as festas de fim-de-ano.



    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclareça sua dúvida com relação
    aos assuntos de culinária com
    a culinarista Cristina Dutra

    Cristina Dutra é consultora de Culinária,
    ministra Cursos de Congelamento,
    Microondas e Culinárias variadas.
    Saiba mais, clicando aqui!


    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

    Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

    Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

    Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

    Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

    Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

    Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

    Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

    Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

    Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

    Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

    Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

    Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

    Gabriel Silveira: merda

    Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

    Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

    Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

    Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

    Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

    Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

    Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

    Cristina Vinci: oiii

    Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.