Só Sabor

Torta de bacalhau com batatas Anote a dica da culinarista Luzimar Evaristo

Sílvia Zoche
Repórter

Que tal nesta sexta-feira santa uma torta de bacalhau com batatas? A receita é bem fácil! O que pode ser complicado é o valor do bacalhau que nesta época fica bem mais caro. Nesta receita é usado meio quilo do peixe. Luzimar diz que prefere o bacalhau do Porto. "O bacalhau do Porto ou da Noruéga tem o lombo mais alto e, na minha opinião, é o melhor".

Para fazê-la você deve gastar, aproximadamente, R$ 37, no total, já que usa 500g de bacalhau. Mas os preços variam de lugar para lugar e, também, com a proximidade do natal. "Tem que pesquisar", lembra a culinarista.

O rendimento dessa torta é para seis pessoas, porque ela é uma refeição. Para acompanhar arroz branco ou arroz com passas e amêndoas. Se quiser preparar a torta e deixá-la pronta para o natal, é só esperar esfriar totalmente, embrulhar em papel alumínio e envolver em saco plástico. "Quanto menos contato com o ar, menor será a probabilidade de formação de cristais de gelo", explica. Deixe, no máximo, por 30 dias. Como é para o natal, serão somente 13 dias.

Clique nas fotos para ver o passo-a-passo
Herança dos portugueses

Foto de um bacalhau Pratos feitos com o bacalhau não são feitos somente na Semana Santa como muitos pensam. O Natal também é uma data eleita pelos apreciadores da iguaria.

Isso tudo começou com origem numa tradição portuguesa, um de nossos principais colonizadores. A corte portuguesa arraigou a tradição culinária, no Brasil, no século XIX, época em que aconteceu a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruéga para o Brasil, em 1843.

Os portugueses obedeciam a cultura religiosa de que, em períodos santos, os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum (Quarta-Feira de Cinzas e todas as Sextas e Sábados da Quaresma, nas Quartas, Sextas e Sábados das Têmperas, às vésperas do Pentecostes, da Assunção, de Todos-os-Santos e do dia de Natal), excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas "quentes", como as carnes vermelhas. O bacalhau era uma comida "fria".

Com o passar dos tempos, os dias de jejum foram diminuindo, mas os pratos feitos com bacalhau mantêm-se fortes em Portugal e no Brasil, mesmo que durante os feriados cristãos o preço do bacalhau aumente consideravelmente.

Fonte: www.bacalhau.com.br

Tipos de bacalhau

Do Porto:
Existem duas espécies. O Cod Gadus morhua, considerado o mais nobre, possui postas altas e largas. Quando o peixe é salgado, a sua coloração é clara e uniforme. Depois de cozido, a carne do bacalhau torna-se macia e desmancha-se em fatias claras. Já a outra espécie, Cod Gadus macrocephalus, possui a carne mais clara e não se desfaz em pedaços, mas é facilmente desfiada.

Saithe:
É mais escuro e tem sabor forte. Ao ser cozido, desfia-se de forma simples. Perfeito para fazer bolinhos, saladas e ensopados.

Ling:
Carne branca e o peixe é mais estrieto. Muito usado no preparo de assados, cozidos e grelhados.

Zarbo:
É o bacalhau menor de todos. Usado em pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.