Porco Dama
Receita é uma adaptação do frango xadrez.
Para acompanhar: um arroz branco bem soltinho
Repórter
31/03/2006
Calma! Não é nada disso que você está pensando. O nome da receita, "Porco
Dama" , inventada pela culinarista Teresa Pinheiro
tem um porquê. Ela explica que é uma variação da comida chinesa frango
xadrez.
"Como substitui a carne de frango pela de porco, troquei o jogo de xadrez por outro jogo de tabuleiro: a dama. O bom é que esta receita não é presa a formalidades, porque é inventada". Tanto que o porco dama além de pimentão, cebola, amendoim e shoyu, leva brócolis, champignon, se quiser milho verde. Quem gosta, pode colocar pimenta do reino a gosto e uma pitada de noz moscada.
Com receitas salgadas, Teresa diz que não sabe as medidas que usa. "É mais institivo". Diferente das receitas doces. "Neste caso, tenho que seguir as medidas à risca". Mas pra ensinar o passo-a-passo, Teresa analisou as quantidades e depois de pronto afirma que o rendimento da receita é pra seis pesssoas.
Assim como no frango xadrez, este prato possui bastante molho e pra
acompanhar nada melhor que um arroz branco. "Esta receita já tem brócolis,
pimentão de três tipos, cenoura e carne. Não precisa de mais nada além do
arroz". E por falar em brócolis, Teresa ensina a cozinhá-lo sem ser na água.
"Na água, perde-se muitos nutrientes. Ou você cozinha no vapor ou depois de lavada, deixa três minutos no
micrrondas", explica.
Pra beber, Teresa não aconselha bebida alcóolica. Assim, não compete com o sabor do prato. "Mas se não resistir, pode ser um vinho branco, desde que seja suave".
Atenção na hora de preparar o molho. Não use shoyu além do recomendado. Se você perceber que está secando, acrescente um pouco de água. O shoyu é salgado e você pode perder a receita. Uma última dica: antes de misturar a cenoura e o brócolis, cozinhe-os primeiro.
Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.
- 10/05/2006 » Sopa de mandioquinha com calabresa - A mandioquinha, também conhecida como batata baroa, dá uma consistência especial a este caldo
- 08/05/2006 » Creme de queijo - Para aquecer as noites frias, prepare uma sopa bem gostosa e sirva dentro de pão redondo
- 08/05/2006 » IV Roteiro Gastronômico da Festa Country - Quem saborear cinco pratos de restaurantes diferentes pode ganhar um ingresso para a Festa Country e concorrer a um celular
- 25/04/2006 » Limão faz bem - Estudos comprovam que tomar o sumo do limão ao acordar, emagrece. A fruta também é indicada para problemas de cistite
- 23/03/2006 » Tempura - Aprenda a fazer um prato com legumes, fruta e camarões empanados e ideal para quem quer conhecer a culinária
- 13/03/2006 » Comida vegetariana - Quem foi que disse que ela não pode ser saborosa?
- 10/03/2006 » Marrom por fora e verde por dentro, a fruta é rica em vitamina C e possui baixo valor calórico. Aprenda a fazer um mousse!
- Leia mais matérias em arquivo...
