• Assinantes
  • Inverno

    Ensopado à Ibitipoca Receita era guardada a sete-chaves por uma dupla de amigos

    Sílvia Zoche
    06/06/2006

    Imagine ter programado ficar um tempo determinado em Ibitipoca - cidade na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais -, no período de frio, e ter decidido ficar mais um dia. Se alimentar é algo crucial e para não gastar dinheiro em restaurante, a decisão é juntar tudo que sobrou na dispensa e fazer uma deliciosa refeição - de preferência, que esquente o corpo.

    Foi o que pensaram Sebastião Luiz Alves e André Luiz Pereira Machado há um bom tempo, numa viagem entre amigos. O resultado foi uma receita denominada Ensopado à Ibitipoca, que Sebastião custou a passar para a esposa, e chefe de cozinha, Haline Maia, que conheceu anos depois. O detalhe. Ela teve que seguir à risca o passo-a-passo, porque caso contrário, não seria mais o ensopado.

    A receita leva batata, lingüiça calabresa, ervilha, creme ou sopa de cebola, cebolas picadas, alhos amassados e pimenta à gosto. O detalhe é que Sebastião diz que não pode ficar muito cremoso. Apesar de Haline preferir sopas mais encorpadas, ela segue as recomendações do marido.

    O sal Haline recomenda sempre, em qualquer receita, deixar por último. Isso porque o sal será dosado de acordo com os ingredientes que já foram colocados. Como o ensopado possui pedaços, Haline diz que não há necessidade de ter acompanhamento, como os crutons. No mais, siga o passo-a-passo e aqueça seu inverno!


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.