Ensopado à Ibitipoca Receita era guardada a sete-chaves por uma dupla de amigos
06/06/2006
ACESSA.com multimídia:
Outros caldos:
Imagine ter programado ficar um tempo determinado em Ibitipoca - cidade na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais -, no período de frio, e ter decidido ficar mais um dia. Se alimentar é algo crucial e para não gastar dinheiro em restaurante, a decisão é juntar tudo que sobrou na dispensa e fazer uma deliciosa refeição - de preferência, que esquente o corpo.
Foi o que pensaram Sebastião Luiz Alves e André Luiz Pereira Machado há um bom tempo, numa viagem entre amigos. O resultado foi uma receita denominada Ensopado à Ibitipoca, que Sebastião custou a passar para a esposa, e chefe de cozinha, Haline Maia, que conheceu anos depois. O detalhe. Ela teve que seguir à risca o passo-a-passo, porque caso contrário, não seria mais o ensopado.
A receita leva batata, lingüiça calabresa, ervilha, creme ou sopa de cebola, cebolas picadas, alhos amassados e pimenta à gosto. O detalhe é que Sebastião diz que não pode ficar muito cremoso. Apesar de Haline preferir sopas mais encorpadas, ela segue as recomendações do marido.
O sal Haline recomenda sempre, em qualquer receita, deixar por último. Isso porque o sal será dosado de acordo com os ingredientes que já foram colocados. Como o ensopado possui pedaços, Haline diz que não há necessidade de ter acompanhamento, como os crutons. No mais, siga o passo-a-passo e aqueça seu inverno!
Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.
- 15/07/2006 » Delícias do Oriente - Aprenda o passo-a-passo de uma pasta tipicamente árabe, a Betengen Babarranouge ou berinjela defumada
- 06/07/2006 » Canjiquinha com costelinha - Deguste o sabor deste prato típico da culinária mineira
- 16/06/2006 » Caldo verde - Verde sim, mas o verde do Brasil!
- 14/06/2006 » Feijão amigo - Faça um caldo que tem tudo a ver com a Copa do Mundo, época em que se celebra a amizade entre os povos
- 21/06/2006 » Mexerica - Fruta de inverno, previne cálculo renal e dá pigmento azulado a um tipo de cachaça
- 23/05/2006 » Caqui - Apesar de ser muito doce, a fruta pode ser consumida pelos diabéticos
- 19/05/2006 » Aprenda a fazer um Apagão - bebida da Festa Country
- Leia mais matérias em arquivo...
