Comida Árabe

Uma delícia de "Tabule" Aprenda o passo-a-passo dessa salada deliciosa
que tem origem em Damasco, capital da Síria

Sílvia Zoche
Repórter
18/08/2006
Os chefes de cozinha Maria Dahbar Arbache e Paulo Saba Arbache ensinam o passo-a-passo. Clique no ícone "Faça" para ver aprender e no ícone da impressora para ver a receita

Passo-a-passo! Imprima!

É saudável que, durante almoços e jantares, comece-se a degustar a refeição pela salada. Se for suculenta, fica melhor ainda. Algumas pessoas podem estranhar ou até achar absurda a possibilidade de um prato de salada encher os olhos. O colorido já é o primeiro estímulo!

Que tal experimentar outra receita típica árabe? Dessa vez, uma salada. Já mostramos o passo-a-passo de outras comidas típicas: berinjela defumada, do arroz com lentilhas e do hamus com tahine. Aprenda a fazer o tabule, uma salada de origem em Damasco, capital da Síria, com os chefes de cozinha Maria Dahbar Arbache e Paulo Saba Arbache.

"É uma salada leve e refrescante. Você come sem perceber, porque é muito boa", diz Paulo, e comenta que sua filha, quando está doente pede para prepará-la. A mistura de tomate com salsinha, cebolinha verde, cebola e do trigo lavado dá uma aparência e um aroma especial. "É rica em fibra, por levar trigo e hortaliças", comenta Paulo. Pode ser colocado à mesa, não só como acompanhamento, como prato principal. "É um prato árabe, mas pode ser servido com comida brasileira também. Combina com tudo", diz Maria.

Esta salada leva sal, mas Paulo aconselha colocar no próprio prato. "O sal murcha o tomate". Ao serem perguntados sobre o tabule feito com vinagre em vez de limão, os dois são enfáticos e dizem que isso é invenção. "A comida síria usa muito vinagre, mas não no tabule", ressaltam.

Existe uma variação do tabule, que é o fatuche. No lugar do trigo, usa-se pão sírio torrado cortados em cubinhos. Neste caso, o pão não precisa ser molhado, porque ao misturá-lo com outros ingredientes, ele absorve o líquido das hortaliças.

Quer uma forma diferente e gostosa de se comer tabule? Pegue uma folha de alface, rasgue uma parte dela, enrole como se fosse uma trouxinha, e coloque o tabule dentro. Realmente, fica um espetáculo!

Para aprender o passo-a-passo dessa receita, clique no ícone "Faça", no início da matéria. E na impressora, para imprimir a receita.

Anote outras receitas enviadas por internautas


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.