• Assinantes
  • Só Sabor

    Mais sabor com tempero Temperos além de um sabor especial, dão um
    aroma diferente aos alimentos

    Sílvia Zoche
    Repórter
    18/10/2006
    Clique no ícone ao lado e confira algumas receitas enviadas pelos internautas, com temperos que vão dar um sabor especial às refeições.

    Receitas


    Foto de uma loja de temperos Cozinhar. Alguns adoram, já outros não gostam nem de pensar em chegar perto do fogão. Quem tem o dom de preparar refeições, mesmo que diariamente, sente a necessidade de incrementar o sabor e o aroma, mesmo que de um trivial feijão com arroz.

    Para isso, lançam mão da variedade enorme de temperos que existem no mercado.

    E os homens são clientes assíduos na compra destas iguarias que tornam a comida especial, garantem os vendedores Elias Pinto da Silva, que trabalha há oito anos em loja de temperos, e Irineu Silva, que trabalha há nove. "Quando o homem gosta de cozinhar, gosta muito de temperos diferentes. A mulher compra também, mas não usa tanto", opina Irineu.

    O proprietário de uma pizzaria, Antero Fernandes, diz que faz questão de usar temperos em suas receitas. "Vai na massa, no molho, na cobertura". Para ele, o perfume e o sabor dão o diferencial nos alimentos. "Sem tempero é bom, mas com tempero é ainda melhor", justifica.

    Além da massa fina, de ingredientes suculentos, Antero usa nove tipos diferentes de temperos, a maioria são ervas hidratadas, combinadas em dosagem específicas. É quase uma alquimia, como traduz Antero.

    Foto de um pote com alecrim Foto de um pote com salsa em flocos Foto de um pote com hortelã em folha

    Se Antero constantemente faz compras de diversificados condimentos, Maísa Senra Pinto olha a prateleira, analisa os nomes, mas confessa que usa ingredientes básicos no preparo das refeições. "Uso mais cebola, alho e sal mesmo" e justifica que o marido não é muito fã de algo diferente para o paladar.

    Foto de Josélia de Cnop da Fonseca olhando temperos na prateleira Josélia de Cnop Fonseca (foto ao lado) verifica os temperos, sente os aromas e acha essencial uma comida "bem temperadinha".

    Ela aproveita para levar lentilhas para preparar um caldo para o filho e enfatiza que "comida sem tempero não tem graça. Uma carne assada, um angu, um verdura bem temperada é uma delícia".

    Quando Irineu, que a atendia no momento, falou sobre pimenta calabresa, Josélia elogiou o condimento. "É maravilhosa". Mesmo elogiando os variados temperos, ela não dispensa o alho, cebola e o cheiro verde. "Hum! Fica uma delícia".

    Exemplos de temperos

    O manjericão, orégano, pimenta do reino, noz moscada, louro e ervas finas fazem sucesso entre os clientes. Elias conta que algumas vezes alguns temperos acabam rapidamente, em um mesmo dia.

    A movimentação no mercado acontece durante o dia inteiro, segundo Elia. Mas no fim de semana, principalmente quando há um feriado, ele conta que os turistas de cidades pequenas chegam a comprar todas as variedades das bancas.

    "Eles falam que na cidade deles não tem essa quantidade diferente de temperos e levam um pouco de cada". Na banca, os condimentos embalados, possuem etiquetas descrevendo as misturas de temperos, como o chimichurri - uma mistura de alho, cebola, cebolinha, salsa, pimentão, calabresa e glutamato monossódico. "Ele é usado para temperar carne assada, maionese caseira e saladas", explica elias.

    Outras embalagens apresentam os tipos de alimentos que podem ser temperados. A pimenta rosa, por exemplo, pode ser usada em carnes assadas, peixes, lingüiça, lombos e marinados.

    O tomilho deixa os pratos mais perfumados. Usado para peixes, frutos do mar, em molhos de tomate e sopas. "Tempero diferente é para quem gosta mesmo de sabores mais fortes, com cheiros diferentes", diz Elias.

    A sálvia é usada como condimentos em carnes de porco, carneiro, cabrito, molhos, churrasco e aves. Irineu diz que há pessoas que usam o sálvia para o preparo de chá. "Tem pessoas que misturam tudo e temperam na comida que quiser. Algumas folhas servem para condimento e para chá também. Mas teve um cliente que já comprou orégano para fazer chá. Nunca ouvi falar que orégano servisse para isso", comenta.

    O manjericão é indicado para tomates, queijos, massas, carnes e serve de base de molho pesto e macarrão. O zimbro é picante, uma semente escura para ser colocada em assados e carne de panela.

    Alguns temperos não são tão comprados por serem mais caros, segundo Elias. "O estragão, por exemplo, aqui na loja é vendido por R$ 140 o quilo".

    Apesar de não existirem descrições sobre o uso nos potes de temperos a granel na loja em que Irineu trabalha, ele sabe indicar. "As pessoas que vêm comprar, já sabem o tempero que querem e o que vão temperar".

    Mas quem for marinheiro de primeira viagem, pode perguntar. Ele diz que o curry, um tempero amarelo forte, é usado em carne de frango, por exemplo. O açafrão tempera arroz marroquino. O coloral substitui a massa de tomate. "A pessoa coloca o tomate e para dar a cor, usa o coloral". A zataa é um tempero árabe para na carne para esfihas ou misturado no azeite para servir de molho. Quem quer realçar o sabor da comida pode colocar ajinomoto.

    Para não ter o trabalho de refogar um alho ou descascar cebolas, há temperos que facilitam a vida. É só comprar comprar alho granulado, cebola desidratada ou em pó. "Quando estiver preparando a comida, é só jogar e misturar. O sabor é o mesmo".

    Mas lembre-se. Temperar deixa a comida deliciosa, mas moderação nunca é demais.

    Receitas

    Os internautas são colaboradores do Caderno Só Sabor e enviam receitas para que todos tenham acesso. Veja algumas que usam temperos que deixam suas refeições com um sabor especial.

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.