Só Sabor

Joelho de porco e torta alemã Em clima de Festa Alemã, em Juiz de Fora, aprenda
a fazer essas delícias da culinária européia

Guilherme Arêas
*Colaboração
06/09/2007

Entre as características que marcam um povo estão as danças, as roupas e o idioma. Mas bom mesmo é identificar uma cultura pelo sabor. Em tempos de Festa Alemã, em Juiz de Fora, o Portal ACESSA.com separou duas receitas para você entrar no clima da colonização alemã na cidade.

Primeiro você confere uma receita típica de joelho de porco, ou Eisben, na língua alemã. O prato pode receber o acompanhamento do chucrute, a conserva de repolho fermentado. Em nossa dica, o joelho de porco vem acompanhado de salada de batata e pão alemão.

Para a sobremesa, você vai aprender a fazer uma receita de torta alemã. É bem fácil e o legal é que o recheio pode variar de acordo com o seu gosto. Então papel e caneta na mão e transforme a sua cozinha numa verdadeira Alemanha.

Joelho de porco

Ingredientes:

  • joelho de porco;
  • batata cozida;
  • azeite;
  • ovo cozido;
  • cebolinha;
  • pimenta do reino;
  • chucrute (repolho em conserva);
  • pão alemão.

Modo de preparo:

O joelho, se for comprado já pré-cozido, deve ser cozido apenas em água, por cerca de 45 minutos. Enquanto isso, você prepara a salada de batata, com as batatas cozidas e temperadas no azeite. Junte o ovo, a cebolinha e uma pitada de pimenta do reino. Para montar o prato, sirva uma peça do joelho, uma porção da salada de batata e fatias do pão alemão.

Torta alemã

Ingredientes para a massa:

  • 200g de farinha de trigo;
  • 100g de margarina;
  • uma pitada de sal;
  • 60g de açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de leite de vaca.

Ingredientes para o recheio de limão (a receita também pode ser feita com morango, maracujá, chocolate...):

  • 1 xícara de suco de limão;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite.

Modo de preparo:

Para a massa, misture os ingredientes, amasse e abra em uma fôrma. Leve para o forno até obter a consistência de torta. Os ingredientes do recheio devem ser batidos no liquidificador e depois colocados dentro da massa aberta. Para a de limão, pode-se, ainda, cobrir a torta com uma camada de suspiro, batendo seis claras de ovo e açúcar na batedeira.

*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.