Só Sabor

Arroz, feijão, carinho e pitadas de patriotismo O mexidão é uma opção nutritiva, fácil de preparar e tem sabor brasileiro.
Aprenda a fazer esta delícia

Marinella Souza
Colaboração*
14/11/2007

Feriado chegando pede opções saborosas, nutritivas e fáceis de preparar. Nesse caso, nada melhor do que um bom mexidão. E se tiver ingredientes bem brasileiros, deixa a consciência tranqüila e o espírito patriótico massageado.

Cada família tem uma receita especial de mexido, mas nenhuma delas é uma mistura harmônica de ingredientes, normalmente utilizados separados. Carne cozida, bife, lingüiça, torresmo, ovo e bacon fazem um simples mexido se transformar em um mexidão nas mãos de Neuza Aparecida Machado Reis.

Neuza e seu marido são proprietários de um restaurante, que há sete anos, fica no bairro São Mateus. Na verdade, essa história começa há mais ou menos duas décadas quando Galdino possuía uma carrocinha de lanches que logo foi ampliada, transformando-se em restaurante.

Já nessa época, surgiu o mexidão, que encantaria pessoas dos mais variados perfis fazendo do prato uma opção para quem está voltando das baladas, chegando de viagem ou mesmo querendo uma refeição simples para a hora do almoço.

Sem segredos
Neuza conta que não há segredo no mexidão. "Um arroz bem feitinho, feijão cozido, carne, alho, enfim, tudo feito com muito carinho". Segundo ela, cozinhar, ver o cliente satisfeito são coisas que não têm preço. "Eu adoro cozinhar, quando alguma coisa dá errado na minha cozinha eu fico muito triste, porque o mexidão é muito fácil de ser preparado", derrete-se.

Se depender da freguesia, Neuza terá muitos motivos para sorrir. O analista de sistemas, Mário Moretz Sohn, é adepto ao mexidão. Morando fora da cidade há um ano, ele come o mexidão pelo menos uma vez por mês. "O mexidão é muito gostoso porque é bastante sortido, vem bastante comida e mata a fome incontrolável", comenta o rapaz.

O prato é uma excelente opção para o feriado da Proclamação da República porque, além de prático e saboroso, valoriza os sabores genuinamente brasileiros e tem a cara do nosso povo. Agora é só conferir a receita, prepara e se deliciar!

Anote o que você vai precisar

Ingredientes:
  • 300g de arroz
  • 300g de feijão
  • couve a gosto
  • 2 pedaços de lingüiça
  • 2 ovos
  • 200g de carne cozida
  • 2 bifes(frango, vaca ou porco)
  • 200g de torresmo
  • 50g de alho torrado no azeite
  • 100g de bacon
  • Modo de fazer:

    Frite o bife, a lingüiça e o bacon. Misture a carne cozida ao bacon. Numa panela mistura o arroz, o feijão, o alho e a couve. Depois que esses ingredientes estiverem bem misturados, acrescente a mistura do bacon com a carne cozida e mexa bastante. Por último, frite os ovos e acrescente-os à mistura junto com o bife, a lingüiça e o torresmo.


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.