Só Sabor

Traíra sem espinha Receita da Tia Nicinha completa mais de 30 anos de tradição em Juiz de Fora e é uma ótima pedida para a Sexta-feira Santa

Renata Solano
*Colaboração
20/03/2008
ACESSA.com multimídia

Imprima esta receita

Veja outras receitas:

Com a Semana Santa em vista, especialmente, a Sexta-feira da Paixão, o sábado de aleluia e o domingo santo, escolher o prato principal obedece critérios impostos pela cultura católica. Não comer carne é um dogma, a solução é cozinhar comidas como peixe e ovos. Por isso, nossa equipe vai dar uma mãozinha e ensinar a fazer a tradicional traíra sem espinha da Tia Nicinha.

E, quem vai ensinar todos os cuidados desta deliciosa receita é a própria Tia Nicinha, culinarista e proprietária de um restaurante na cidade, Eunice Pires da Silva. O prato já virou tradição. No último dia 10 de março completaram-se exatos 31 anos em que ela agrada o paladar com a receita entre os juizforanos.

"Trabalho com outros tipos de comida, mas esta é especial pois como fui criada na roça, sempre comia os peixes que pescava e a traíra quase sempre estava nas nossas mesas. Além disso, é o prato principal do restaurante, o mais vendido, o mais procurado e o mais elogiado", comenta.

Tia Nicinha lembra que aprendeu a fazer a traíra com um amigo de seu marido. "Quando vim para Juiz de Fora, ele me disse que sabia fazer uma traíra sem espinha e eu não acreditei, então ele me ensinou. Na verdade ele só tirava a espinha principal e maior do peixe, mas fui me aperfeiçoando com o tempo", diz.

Dica para tirar a espinha
Segundo Tia Nicinha, a dica é tirar a espinha grande, cortar o peixe em postas e tirar de cada uma as espinhas que sobraram, mas é preciso ter cuidado para não desmanchar o peixe, pois a carne da traíra é bem macia.

Anote a receita

Foto travessa com arroz, salpicão e traíra Você vai precisar de uma traíra, dois limões, tempero a gosto, farinha de trigo e uma panela com óleo quente para fritar. Tia Nicinha comenta que o tempero ela mesma faz. "Com sal, alho, manjericão e louro, faço o tempero para ficar com gosto bem caseiro", revela.

Primeiro, é preciso pegar o peixe sem a espinha (dica de como tirar dada acima) e colocar em uma vasilha. Antes de temperar, a dica da culinarista é lavar com um pouco de água corrente. Depois molha toda a carne do peixe com limão e tempere da forma que desejar, mas a cozinheira comenta que não se deve deixar a traíra muito tempo de "molho" no tempero, pois a carne é muito macia e pega gosto rápido. "Se ficar muito tempo a carne pode endurecer um pouco", comenta.

Depois de temperada, a traíra deve ser passada na farinha de trigo para dar a o efeito de à milanesa. Logo em seguida, deve ser frita em banha bem quente. "O tempo de fritura depende do gosto da pessoa, tem gente que prefere mais morena, então deixa mais tempo", ensina Tia Nicinha.

Depois de frita, a traíra deve ser retirada da panela com o auxilio de uma escumadeira e a pessoa deve deixar escorrendo um pouco da gordura. Depois monte o prato. A dica da culinarista é arroz branco à piamontese com salpicão ou salada completa.

O peixe

A traíra é um peixe carnívoro de água doce, por isso, segundo a culinarista, é um peixe saboroso. "Há muita diferença entre os peixes do mar e os de rios e açudes, pois os peixes de água doce têm um gosto mais suave e mais doce também", afirma a culinarista.

Tia Nicinha comenta que já tem fornecedor fixo, mas que sempre toma os devidos cuidados na hora de comprar o peixe. "Muita gente não sabe, mas é preciso alguns critérios na hora de comprar o animal. Geralmente é preciso verificar se os olhos estão bem vivos, com ar brilhoso; se as guelras estão com um vermelho vivo, se o corpo está rijo e elástico ao toque, se a pele está lustrosa e as escamas resistentes", descreve.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.