Hambúrguer, artesanalmente falando

Iago Schmidt Iago Schmidt 20/03/2018


Após escrever sobre a gastronomia brasileira e a cerveja, a coluna destaca um dos produtos mais consumidos no mundo: o hambúrguer  e suas mais diversas variações.

Como sou da área gastronômica, não vou negar que esse tipo de sanduíche é a minha especialidade. O hambúrguer consumido atualmente não é mais igual aquele de anos atrás. O cenário mudou. Antigamente, quando falávamos de hambúrguer, logo pensávamos em uma grande rede de fast food, mas agora a moda é o artesanal. O produzido por nossas próprias mãos, com ingredientes de qualidade, podendo até mesmo ser chamado de gourmet. Não é estranho quando vemos pessoas trocando um cheese burguer por um bife de 200g, bacon, cheddar e cebola caramelizada. Basta compararmos as fotos abaixo.

Além da forma que o bife é preparado (artesanalmente) não podemos esquecer dos complementos:  caramelizado, crispy, palha ou até mesmo um legume grelhado. As possibilidades de sanduíche são incríveis, temos na própria cidade exemplos de restaurantes de alta gastronomia que vêm investindo no ramo do fast food artesanal. Se você ainda não deu uma chance a esse tipo de produto, se permita. É incrível quando você escolhe o ponto da carne de seu sanduíche.

Além dos sanduíches, vale se deliciar com os acompanhamentos, como batas rústicas, cebolas empanadas, entre outros. No artesanal, o que vale é a inovação. Quem diria que um dia teríamos bifes de peixe, além das opções vegetarianas - bifes de grão de bico ou couve flor? Ainda existem as casas de produtos fit ou naturais, que também apresentam diversas possibilidades de recheios, permitindo que todos possam se deliciar, independente de sua restrição. O que vale é ser feliz de barriga cheia.

Por ser minha especialidade não poderia deixar de passar alguns segredos para você.

  • Vá a um açougue de confiança e peça para ele moer a carne de sua preferência, lembrando que um bife ideal deve ter por volta de 75% carne e 25% gordura, a fraldinha é a carne mais indicada, pois chega próximo disso;
  • Sove a carne para que a gordura se misture bem. Jogue um tempero (cebola, bacon moído e cebolinha) e misture;
  • Molde os bifes na própria mão ou em aro;
  • Grelhe os bifes, quando colocá-los na base, faça uma névoa de sal nos dois lados;
  • Faltando cerca de 30 segundos para ficar pronto, coloque o queijo e abafe;
  •  Inove nos complementos e seja feliz.


ACESSA.com - Hamb?rguer, artesanalmente falando: