Artigo Ser Hol?stico

Por



Artigo
? poss?vel: mudar!
Mudar significa evoluir

::: 02/01/2007


Mais um ano novo! Mais uma vez ouvimos e acompanhamos pessoas dizendo: Ano Novo! Vida Nova! Ser? verdade ou um simples h?bito que se repete sempre nesta ?poca de cada ano? Vamos conferir juntos...

A forma??o de h?bitos surge em nosso roteiro de vida como conseq??ncia da repeti??o de atos, em que podemos assumir posi?es positivas ou negativas, dependendo do conte?do deles e de sua repeti??o ao longo de nossas atividades.

O h?bito, portanto, ? fruto de um aprendizado. ? algo adquirido, de car?ter secund?rio, a conseq??ncia de experi?ncias quer no est?gio atual da exist?ncia ou mesmo em nosso passado. Trata-se de uma disposi??o adquirida por meio de repeti?es conscientes.

Somos herdeiros do pensamento pessoal, assim como da a??o coletiva da humanidade, herdeiros de nossa pr?pria hist?ria. E individualmente falando, n?s temos a miss?o de enfrentar o grande desafio: mudar para melhor.

Para um grande n?mero de criaturas humanas, o verbo mudar tem, entre outros significados, o de cansa?o, preocupa??o, chatice, dificuldade... Esse processo progressivo exige do ser humano muita dedica??o, luta, vontade, perseveran?a, pois significa romper com velhos h?bitos, cren?as, tabus, que incorporamos em nossa personalidade atrav?s das experi?ncias aprendidas, vivenciadas.

Pergunte a voc? mesmo: - ?Quanto eu sou resistente a mudan?as? Gosto de mudan?as em minha vida ou sou daqueles que ainda pensam que mudar d? trabalho, cansa, tira o sossego e chega mesmo a assustar??.

Quantos de n?s nos acomodamos a determinadas situa?es e condi?es pelo medo do desconhecido? Mudar de casa, de trabalho, de vida, de estilo, de visual...

Diante disso, perguntamos: por que ainda temos tanta facilidade para adquirir os h?bitos perniciosos, v?cios f?sicos e morais, atitudes infelicitantes e precipitadas? Observamos como ? f?cil, para a maioria das pessoas, copiar o comportamento equivocado, violento, visto ou presenciado seja no cotidiano ou em meios de comunica??o.

E, em contrapartida, ainda enfrentamos dificuldades expressivas para assimilar os ensinamentos e exemplos positivos, seja de pessoas de nosso dia-a-dia ou dos grandes mestres da humanidade.

Para que determinadas coisas aconte?am em nossas vidas, al?m da coragem e determina??o, ? preciso muita ousadia. Ningu?m gosta de errar deliberadamente. Queremos sempre acertar. N?o queremos sofrer, passar por apuros e, t?o pouco, provocar sofrimento em outros.

Partimos da estaca zero, com simplicidade e ignor?ncia e temos de percorrer est?gios progressivos da evolu??o cont?nua. Devemos adquirir por n?s mesmos, a consci?ncia de escolhas e atitudes, erradas ou certas, pois isto faculta o aprendizado, a maturidade e a experi?ncia.

Quem n?o arrisca n?o petisca

Nossa criatividade, ao longo da vida, passa por per?odos de alta e baixa produ??o, tudo depende de nossa motiva??o com o que estamos vivendo ou fazendo na fase atual.

Muitas vezes ficamos presos, estagnados a uma rotina, a um certo padr?o para n?o corrermos nenhum risco. E como diz o ditado: "Quem n?o arrisca n?o petisca".

Se estamos enamorados, uma hora ao lado da pessoa amada parece um segundo. Quando estamos na fila de uma ag?ncia banc?ria, alguns minutos de espera parecem uma eternidade; principalmente se, ao sairmos dali, nosso pr?ximo compromisso for o namoro.

De repente, n?s nos vemos em situa?es em que a vida, os prazos n?o perdoam uma hesita??o, uma vacilada. Quando isso acontece, acabamos entrando no ritmo e, aos poucos, vamos adaptando ao novo, ao que era aparentemente dif?cil, quase pr?ximo ao imposs?vel.

N?o ? rara a surpresa, a boa surpresa. N?s nos surpreendemos com nossa for?a, nosso car?ter, nosso dinamismo e empenho que estavam adormecidos e banalizados pela apatia. Somos fortes. Todos!

Fa?a e seja diferente. Com harmonia

Alguma vez voc? j? se deu conta de poder ser muito melhor do que tem sido at? agora? Pense bem: se voc? pode ser uma pessoa melhor, para que ser voc? mesmo, o que foi at? ainda a pouco?

Talvez voc? ache estranha essa hist?ria de mudar de "Eu". Afinal, como posso mudar o que eu sou? A base da id?ia ? distinguir que existem pelo menos duas possibilidades para "ser". Existe o que sou de verdade e existe o que acredito que sou. Nem sempre posso mudar o que sou, mas posso mudar o que acredito que sou.

Ensinamos aos nossos alunos em cursos, palestras e consultorias, que ministramos de Programa??o Neuroling??stica (PNL), que somos movidos pelas nossas cren?as. O que algu?m acredita que ? define comportamentos poss?veis.

Por exemplo, se realmente acredito que sou t?mido e, se passa pela minha mente um comportamento mais extrovertido, pode ser que seja inibido devido ?quela cren?a. Acreditar que sou capaz de lidar com qualquer situa??o ecol?gica certamente vai me fazer buscar alternativas, ao inv?s de desistir. Ou seja, se eu acreditar direitinho, meu c?rebro n?o distingue entre a cren?a e a verdade.

Podemos tudo? Quase sempre sim. N?o nos conhecemos e nem t?o pouco nos acreditamos. ? mais f?cil conhecer o outro, falar do outro, perceber o outro. N?o nos observamos o bastante. Observamos sempre o que vem de fora.

Por exemplo, um t?mido pode imaginar-se fazendo algo bem extrovertido, como falar em p?blico. Pode ser que ele se imagine bloqueado, mas como ? apenas imagina??o, ele pode imaginar-se falando pelos cotovelos, descontraidamente, que n?o h? perigo.

Voc? pode afirmar que, dependendo do que ele falar, vai passar por toda a vergonha que sup?e poder sentir. Concordo. O que ele pode fazer ent?o ? imaginar-se tamb?m previamente preparando o que vai dizer.

Quando paramos e come?amos a prestar um pouco mais de aten??o em nossas emo?es e necessidades come?amos a ampliar nossas possibilidades de fazer as coisas acontecerem.

Experimente:T.O.C.A.R.

Se voc? deseja realmente mudar e mudar para melhor, colocamos em suas m?os um roteiro seguro, que nos foi apresentado graciosamente pela K?tia (foto), com quem tivemos oportunidade de compartilhar 27 anos de conviv?ncia em crescimento espiritual e mudan?as positivas.

Ela nos apresentou o verbo tocar, com a seguinte modifica??o e interpreta??o: Voc? pode T.O.C.C.A.R. o ano de 2007 assim:

Tranquilamente
Orienta
Cada
Compromisso com
Atitude
Regeneradora

Temos certeza de que est? ao alcance de qualquer pessoa, tocar-se, tocar a vida, tocar o pr?ximo, tocar a natureza, tocar o universo, com muito amor, equil?brio e paz, em cada pensamento, palavra e atitude.

N?s queremos compartilhar - TOCCAR - com voc? que l? esse artigo e o convidamos a nos ajudar multiplicar esta realidade de fazermos, em cada dia deste novo ano, uma egr?gora de realiza?es alternativas e ecol?gicas.

Voc? merece! Eu mere?o, N?s merecemos! E O UNIVERSO AGRADECE! Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com