Bacalhoada especial para a Semana Santa

Por

Bacalhoada especial para a Semana Santa
 Felipe Reis 23/3/2013

Bacalhoada especial para a Semana Santa

Na Semana Santa, muitas famílias católicas deixam de comer carnes vermelhas e ele - o bacalhau - vira rei na mesa. Esse pescado, preferido nessa época do ano, além de ser pouco calórico, é fonte de proteína, pobre em gorduras e cheio de sabor. A bacalhoada já é tradição na época santa, mas a proposta de hoje é fazer uma releitura do prato. Com sofisticação e sem complicação, o resultado é um bacalhau digno de muitos elogios. Afinal, praticidade aqui em nossa coluna também é tradição.

Nesta receita, o bacalhau é preparado com azeitonas portuguesas na frigideira, Onde, depois, é feito um molho/acompanhamento à base de pimentão vermelho e vinho branco.

Bacalhoada de frigideira

Ingredientes

  • 300 gramas de bacalhau em postas e dessalgado;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 cebola;
  • 1 folha de louro;
  • 50 gramas de azeitonas portuguesas;
  • 50 ml de vinho branco seco;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Passo a passo

Após dessalgar o bacalhau, seque bem com papel toalha, tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino e, em seguida, enfarinhe as postas.

DICA: Se você é marinheiro de primeira viagem e nunca dessalgou bacalhau antes, não se preocupe. O processo é bem simples: lave em água corrente para retirar o excesso de sal, depois mergulhe em água fria até cobri-lo. Durante o período de dessalga, que é de mais ou menos um dia, mantenha na geladeira.

Aqueça um pouco de azeite em frigideira, adicione 25g de azeitonas portuguesas bem picadinhas e coloque as postas, primeiro com a pele para baixo. Doure dos dois lados, por cerca de 10 minutos. Retire e reserve.

Na mesma frigideira, acrescente três dentes de alho, uma cebola, um pimentão vermelho bem picadinho e uma folha de louro. Quando a cebola estiver começando a ficar transparente, coloque 50ml de vinho branco seco e deixe reduzir o caldo.

Pegue as postas reservadas, coloque o molho por cima e leve ao forno para dourar, por cerca de 15 minutos. Sirva com o restante das azeitonas e batatinhas rústicas – batatas bem lavadas e fritas com a casca.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.