Saiba os benefícios da cúrcuma para a saúde e como usá-la no dia a dia

Nome do ColunistaSissa Nascimento 14/09/2018

Olá, saudações com alegria!

Estamos na primavera, chegou trazendo flores, e...

Natural é Ter Saúde, com as cores dos alimentos.

Os tons amarelos e alaranjados nos trazem a vibração do sol, verdes carregados de vitalidade, os vermelhos cheios de movimento. Todos combinados, legumes, verduras e frutas, com uma atitude de amor a ser cultivada, por todo aquele que manuseia o alimento, estaremos caminhando rumo à saúde.

Enfim vamos falar do amarelo da cúrcuma ou açafrão da terra. Usada há milhares de anos na Índia como produto medicinal e tempero, contem curcumina, onde encontramos compostos bioativos, com potentes propriedades medicinais, tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, prevenindo várias doenças.

Estudos indicam que consumida com pimenta do reino, potencializa os efeitos medicinais, por causa da piperina, substância encontrada na pimenta, para melhor absorção, devemos usa-la com alimentos gordurosos, por ser um produto lipossolúvel. As gorduras devem ser saudáveis como azeite, óleo de coco, manteiga clarificada, abacate, etc.

Preparação da cúrcuma para culinária:

  • 9 colheres de cúrcuma
  • 1 colher de pimenta do reino (pimenta preta)

Melhor usar a pimenta em grãos, moída na hora do preparo. Guardar em potes de vidro em lugar seco e arejado para não mofar.

Água c/ cúrcuma

  • 1 copo de 300 ml de água
  • 1 colher de café de cúrcuma (sem pimenta)
  • ½ limão, misturar bem.

= Saúde e Paz

Na medicina ayurvedica, a cúrcuma é indicada no tratamento de endometriose, hipercolesterolemia, diabetes, doenças da pele, anemia, bronquite e asma. Recentemente, a literatura médica mostrou que a cúrcuma possui efeitos: Anti câncer, reduz o colesterol, inibe a agregação das plaquetas, estimula a regeneração muscular.

Vamos prevenir doenças? No nosso próximo encontro estaremos com oficina da saúde, receitas naturais, delícias com Cúrcuma.

ACESSA.com - Saiba os benef?cios da c?rcuma para a sa?de e como us?-la no dia a dia