Concurso vai eleger os melhores queijos Integrantes do j?ri d?o dicas de como comprar, conservar e consumir o produto fabricado em grande escala em Minas Gerais



Priscila Magalh?es
Rep?rter
10/07/08

Durante os dias 15, 16 e 17 de julho, a coordena??o do 35? Concurso Nacional de Produtos L?cteos, que acontece durante o 25? Congresso Nacional de Latic?nios da Epamig/Instituto C?ndido Tostes, est? envolvida na elei??o dos melhores produtos. "O objetivo ? tentar padronizar os tipos de queijos e eleger os melhores", diz um dos coordenadores do concurso Daniel Arantes Pereira.

Para colocar um bom produto no mercado ? fundamental que a mat?ria-prima do queijo tenha qualidade. "O leite deve ser retirado de animais saud?veis. A higiene ? importante em todo o processo, com uso de equipamentos adequados e treinamento do pessoal", diz.

Mas como os consumidores podem saber se um produto l?cteo ? de qualidade? Na hora da compra, a dica de Daniel para os consumidores ? observar a data de validade e se a embalagem n?o est? violada.

O professor de tecnologia de queijos do ILCT e j?ri do concurso J?nio C?sar Jacinto de Paula diz que os consumidores observam a cor do queijo, por isso este ? um dos pontos que o j?ri leva em considera??o durante a avalia??o. "A apar?ncia f?sica do produto ? muito observada. Eles procuram se h? crescimento de mofo e de diferen?a na colora??o", completa.

Al?m da cor, a professora de queijos do ILCT e j?ri do Concurso Renata Golin diz que ? importante observar outros detalhes. Se o queijo for do tipo parmes?o, ? normal que ele tenha uma textura granular. "Isso significa que ele foi bem maturado e adquiriu as caracter?sticas pr?prias. Ele tem sabor mais picante", diz ela. O queijo do tipo camembert, precisa estar macio e a casca n?o pode descolar. "Quando o consumidor apertar, precisa sentir que ele est? macio".

Foto de queijo parmes?o Foto de queijo reino

Sobre a conserva??o, J?nio diz que os queijos nunca devem ser congelados pois perdem suas caracter?sticas. "Eles s?o uma estrutura prot?ica, que se rompem por causa do gelo. Quando s?o congelados, n?o fatiam e liberam ?gua". Sobre o consumo, a dica da professora de queijos do ILCT e tamb?m j?ri do concurso Denise Sobral ? deix?-lo fora da geladeira por duas horas antes do consumo. "Isso real?a o sabor".

Veja as caracter?sticas que indicam qualidade
  • Queijo Prato: O odor e sabor s?o suaves. Ele ? amarelo-palha e tem a cor homog?nea. Sua massa ? compacta e lisa, com consist?ncia semi-dura e el?stica. A crosta ? lisa, fina e de cor amarela.
  • Queijo Gouda: Ele tem a cor amarela e sabor suave. Sua consist?ncia ? semi-dura, el?stica e manteigosa. Apresenta olhos (os "furos") redondos e pouco numerosos. A crosta ? lisa e amarela, podendo ser pintada ou revestida.
  • Queijo Parmes?o: Possui a crosta grossa, lisa, podendo ser seca ou untada. A consist?ncia ? dura e tem a cor amarela, com sabor picante e forte.
  • Queijo Reino: Sua massa ? semi-dura, pouco el?stica, com untura tendente a seca. H? poucos olhos arredondados que variam de tr?s a cinco mil?metros de di?metro. A crosta ? lisa, fina e colorida de vermelho-lil?s. O odor e sabor s?o pr?prios, picantes e suaves, que tendem ao adocicado.
  • Queijo Provolone Curado (defumado): Tem a crosta firme, lisa e de cor amarelo-castanho. Sua textura ? fechada e tem a cor amarelo-palha, homog?neo. A consist?ncia ? semi-dura e seu sabor ? picante.
  • Requeij?o Cremoso: O formato ? vari?vel, pois sua consist?ncia ? mole. A massa ? homog?nea e cremosa, apresentando cor branca. ? caracterizado por ter o sabor ?cido e salgado.
  • Queijo tipo Gorgonzola: Apresenta a crosta fina, ?mida e de cor amarela. Tem a consist?ncia mole e se esfarela. ? normal que tenha a textura fechada, com pequenos buracos mec?nicos. Tem a cor branco-creme, com forma?es azuladas bem distribu?das por causado Penicilium roquefort.
Os mais consumidos

Os queijos mussarela, prato e o requeij?o s?o, nessa ordem, os mais consumidos no Brasil. "Eles s?o os queijos de mesa e usados como ingredientes, por isso s?o muito produzidos e comercializados", diz Denise. Na lista de prefer?ncia do consumidor brasileiro ainda est?o o queijo reino e provolone.

O consumo dos queijos mofados, como o gorgonzola e camembert, ainda n?o est?o no topo da lista, por?m j? come?am a se tornar mais conhecidos. "Eles ainda n?o s?o muito consumidos, mas est?o come?ando a crescer no mercado. Muita gente n?o conhece", explica a professora.

Denise ressalta a alta qualidade dos queijos produzidos no Brasil. Segundo ela, as ind?strias brasileiras t?m colocado no mercado produtos comparados ao produzidos n Fran?a. Minas Gerais se destaca. No Estado s?o produzidos todos os queijos citados acima. "O reino ? fabricado em Ibitipoca, Lima Duarte e Santos Dumont e o Gorgonzola no sul de Minas", exemplifica ela.

Concurso

Nesta ter?a-feira, 15 de julho, 28 ju?zes analisaram produtos inscritos por cerca de 80 empresas no 35? Congresso Nacional de Latic?nios. "O j?ri ? composto por professores, pesquisadores, especialistas dos servi?os de inspe??o e t?cnicos de empresas de latic?nios, que n?o est?o participando do concurso", diz Pereira. Os jurados analisam o aspecto global, cor, consist?ncia, odor, textura e aroma. "Cada tipo tem suas propriedades e, em caso de empate, o sabor tem peso maior", esclarece ele.

Foto de queijo Foto de queijo

Os produtos foram divididos em nove categorias de produtos: queijo prato, gouda, provolone, parmes?o, reino, requeij?o cremoso, doce de leite pastoso, gorgonzola e o destaque especial. Os inscritos nesta ?ltima categoria devem apresentar produtos que tragam alguma novidade. Neste caso, a avalia??o ? feita levando em considera??o a criatividade, apresenta??o e a opini?o do j?ri, atrav?s de uma escala hed?nica. Os tr?s primeiros lugares de cada categoria recebem trof?u e o primeiro ganha o direito de usar o selo de certifica??o da Epamig. A premia??o acontece nesta quinta-feira, 17 de julho, ?s 20h, no Expominas.

Veja as novidades que concorrem ao destaque especial
  • Queijo coalho com pimenta calabresa
  • Flor do capara?
  • Pasta queijo com shitake e tomate seco
  • Doce de nata su??a diet
  • Doce de leite com a?a?
  • Frescal san bios
  • Doce de nata su??a diet ameixa
  • Doce de nata su??a diet morango
  • Doce de nata su??a diet maracuj?
  • Doce de leite com pimenta
  • Doce de leite com caj?
  • Hamb?rguer de queijo
  • Cream Cheese alternativo
  • Queijo de ovelha
  • Queijo de coalho com carne de sol e manteiga de garrafa
  • Queijo serra da Mantiqueira
  • Queijo manteiga culin?rio
  • Queijo coalho com pimenta calabresa

Foto de queijo Foto de queijo Foto de queijo