Segunda-feira, 30 de junho de 2014, atualizada às 12h13

Orkut sairá do ar em 30 de setembro, informa Google

Orkut

O Google informou que o Orkut, rede social mais popular do mundo até 2011, sairá do ar em 30 de setembro deste ano. Os usuários poderão exportar os álbuns de fotos para o Google + ou ainda salvar todos os scraps, depoimentos e postagens em um único arquivo ZIP com arquivos HTML e fotos JPEG.

A partir desta segunda-feira, 30 de junho, não será mais possível criar novas contas na rede social. Também não será mais possível fazer o download do app Orkut no Google Play ou iTunes Store a partir desta data. Se a pessoa já tiver o aplicativo, poderá usá-lo até o dia 30 de setembro.

"Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários", informou o diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher.

Comunidades vão continuar

Para os membros, as comunidades públicas serão salvas em um arquivo em 30 de setembro de 2014. Depois desta data, não será mais possível adicionar novos tópicos, comentários ou pesquisas, mas qualquer pessoa na Web será capaz de ver as antigas discussões via web. Já para os proprietários, há um passo a passo para que as discussões da sua comunidade sejam mantidas.

Jogos

O usuário poderá jogar até o Orkut fechar. A recomendação é que ele entre em contato com o desenvolvedor do jogo para verificar se permanecerá disponível em outro site e para ver o que acontecerá com os créditos.

Completando 10 anos neste ano, o Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.

ACESSA.com - Orkut sair? do ar em 30 de setembro, informa Google