Pratos e sobremesas leves lembram a primaveraA estação mais florida do ano é inspiração para criar comidas de fácil digestão e rápidas de fazer. Portal ACESSA.com dá sugestões de doces e salgados

Clecius Campos
Subeditor
20/10/2011
Fotos de pratos

Além de ser a estação mais florida do ano, a primavera dá os primeiros sinais de um tempo que começa a esquentar. Para começar a se adaptar ao calor, o ideal é investir, desde já, em pratos e sobremesas mais leves.

O Portal ACESSA.com dá sugestões de doces e salgados que lembram a estação das flores, apresentando receitas que levam flores comestíveis, verduras, legumes e frutos do mar. Detalhes como muçarela de búfala, hortelã, alcaparras, molho pesto e óleo de gergelim garantem a sofisticação dos pratos. Confira, abaixo, receitas rápidas e fáceis de fazer.

Salada refrescante de rúcula

Para quem não tem o hábito de comer verduras e legumes, as saladas diferentes são as mais indicadas. Esta receita leva rúcula, alcaparras e flores comestíveis. Aprenda a fazer.

Salada caprese

Com 15 minutos, é possível fazer essa variação da salada criada em Capri, na Itália. Muçarela de búfala, molho pesto e broto de ervas e flores comestíveis deixam o prato mais exótico. Veja o passo a passo.

Tomates recheados com atum

Uma espécie de patê com iogurte natural e atum serve para rechear o tomate e criar num prato leve e prático de fazer. O prato fica requintado com o toque final com folhas picadas de hortelã. Confira o modo de preparo.

Flor de berinjela

A forma com que o prato é apresentado chama a atenção. Os rolinhos de fatias de berinjela ficam com o aspecto de flores e ajudam a enfeitar qualquer mesa. A berinjela pode, ainda, ser substituída pela abobrinha. Aprenda.

Camarões com chuchu

O prato fica uma delícia com um molho frio de vinagre, azeite e óleo de gergelim. A cebolinha francesa também dá um toque de requinte ao camarão. Veja o passo a passo.

Carpaccio de mamão

O mamão ganha mais sabor com a calda de suco de laranja, criando um carpaccio bem tropical. Com uma folha de hortelã, um morango e uma bola de sorvete de creme, a fruta comum vira uma sobremesa chique. Confira o modo de preparo.

Gelatina de frutas

Quer fazer uma gelatina sofisticada? Junte pêssego, nectarina, nêspera, uvas itália e rubi a licor de laranja e gelatina sem sabor. Um molho com mais frutas e suco de limão vai compor bem a sobremesa. Aprenda.

Geleia de flores de camomila

Com maçã, azeite e flores de camomila, a geleia promete ser um ótimo acompanhamento para carnes. Veja o passo a passo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken