Afinal, o que é zumba?

Por

Afinal, o que ? zumba?
 Deimerson Frazão 15/01/2014

Afinal, o que é zumba?

Ouço com certa frequência essa pergunta: O que é ZUMBA? Respondendo a todos que ainda não sabem, mas já ouviram falar sobre, ZUMBA é uma marca registrada de um programa de atividades físicas que, por meio da ginástica, utiliza-se de movimentos provenientes dos mais diversos estilos musicais e suas respectivas danças. Logo, a ideia de que ZUMBA se trata de uma ritmo específico, é errônea!

A ZUMBA foi criada há mais de 10 anos, pelo colombiano Beto Perez e outros dois sócios. Hoje ela se expande em vários países pelo mundo, no Brasil, ainda tem pouco tempo, mas mesmo assim já faz sucesso em todas as academias das quais tem incorporada em sua grade de atividades.

No ano de 2013 e também no ano de 2014, a cantora Cláudia Leitte, é uma das peças chaves na contínua divulgação e popularização da modalidade em terras brasileiras. Tanto que em seu DVD ao vivo, gravado em 2013, uma das músicas leva a coreografia elaborada para a ZUMBA. Em 2014, na conferência mundial de professores, que será realizada em Orlando (EUA), ela apresentará a música composta e interpretada especificamente para a ZUMBA, junto com seu fundador Beto Perez – coisa boa vindo por aí.

Falando especificamente sobre o trabalho realizado, a ZUMBA se trata de uma atividade com cunho aeróbico predominante, muito embora o trabalho de fortalecimento muscular também faça parte do seu treinamento. O que não se pode deixar de mencionar é o aspecto coordenativo e cognitivo instigados pelas coreografias fáceis e de fácil adaptação a qualquer tipo de pessoa. Aliás, grande parte do sucesso é resultado principalmente das coreografias de fácil acesso e músicas empolgantes. Essa mistura estimula o praticante à trabalhar com uma intensidade onde conseguirá obter resultados como emagrecimento e tonificação, sem perceber que está fazendo algo, ou sem que seja algo monótono e cansativo mentalmente.

Se você ficou interessado em saber mais sobre essa modalidade, procure um professor licenciado pela marca ZUMBA, essa pode ser uma boa alternativa em sua rotina de treinos.


Deimersom Frazão é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se graduou. Personal Trainer, atuando também como consultor em empresas e academias, professor de ginástica com diversas capacitações e certificações internacionais.