Fique por dentro

Por


Guia completo do Vestibular 2004 da UFJF
Estudantes falam sobre o que esperam das provas

Ludmila Gusman
*Colabora??o: Renata Silva
12/12/03

A um dia do in?cio do Vestibular 2004 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os 18.799 estudantes, que far?o as provas neste fim de semana, j? come?am a movimentar a cidade. O restante, cerca de 6.831 candidatos dos m?dulos I e II do Pism, devem chegar na pr?xima semana, j? que o exame come?a dia 19 de dezembro e se encerra dia 22. Ao todo, s?o 25.630 candidatos concorrendo a uma das 2.400 vagas na Federal.

Com estes n?meros, o com?rcio comemora. Afinal de contas, essa ?poca do ano ? uma ?tima ocasi?o para alavancar as vendas que, segundo os pr?prios comerciantes, n?o foram satisfat?rias em 2003. (Leia a mat?ria!). Hot?is e restaurantes lotados s?o os primeiros ind?cios de que Juiz de Fora acaba de receber os novos visitantes, boa arte deles vindos de outras cidades.

Nos dias 13 e 14 de dezembro, os candidatos participam da primeira etapa respondendo ?s quest?es objetivas de portugu?s, literatura, biologia, f?sica, matem?tica, hist?ria, geografia e qu?mica.

GUIA DO VESTIBULANDO

Muita expectativa

Locais das provas

Mudan?a no local das provas

Conte?do, hor?rio, atraso

Hor?rio para os adventistas

Como fa?o para ir de ?nibus?

Divulga??o do gabarito

Esquema de tr?nsito

Informe Vestibulando

Outras informa?es

Preparamos um GUIA ESPECIAL para quem vai realizar as provas na cidade. Se voc? ? de Juiz de Fora, neste guia encontrar? todas as informa?es como hor?rios e locais das provas, esquema de tr?nsito e recomenda?es importantes fornecidas pela Coordena??o do Vestibular. Mas se voc? n?o mora na cidade, al?m destas orienta?es voc? tem o aux?lio do nosso sistema de Mapas Interativos que vai ajud?-lo a chegar ao local da prova sem atraso.

Clique nos links da tabela acima para saber mais sobre o Vestibular

O que dizem os vestibulandos

N?o tem como esconder que a ansiedade ? grande! Preocupa??o e stress s?o sintomas da "vestibulite" diagnosticada pelos estudantes que enfrentam a maratona das provas. Para espantar o azar, eles recorrem a estrat?gias de estudo e planos para sair bem na sele??o.

Ao contr?rio dos estudantes preocupados, existem ainda aqueles que est?o bem tranquilos e apostam na sorte e descontra??o, como ? o caso do estudante Leonardo Petrillo, que afirma ter come?ado a estudar nesse m?s.

Com tantas diferen?as de estilo na batalha do vestibular, a verdade ? que para a maioria deles, os dias 13 e 14 de dezembro representam um dos momentos decisivos de suas vidas. A aprova??o no curso pretendido pode significar um 2004 diferente, longe de apostilas, cursinhos e in?meras aulas.

Confira alguns depoimentos e as expectativas dos candidatos ao Vestibular 2004:



"Acho que a prova vai ser bem dif?cil, pois as provas da UFJF s?o bem elaboradas. Estou bem ansioso e por isso vou estudar mais essa semana".

Gustavo Santos (Engenharia)





"J? estou l? dentro! N?o estou nenhum pouco nervoso e pra ter id?ia comecei a estudar nesse m?s. Vou detonar nessa prova!"

Leornardo Petrillo (Direito)



"Considero as provas do PISM tranquilas, mas os candidatos que optaram pelo PISM 3 s?o os que tiveram bons resultados nos anos anteriores, ent?o, a concorr?ncia ser? acirrada. Estou indo pra briga!!! A ansiedade ? inevit?vel, mas me considero bem preparada".

Talita Miana (Odontologia)

"Apesar do meu curso ter poucos candidatos por vaga, estou preocupada. Tenho medo dos tr?s candidatos que est?o disputando uma vaga serem bons mesmo! Est? dif?cil de dormir, pois fico preocupada com o que falta para estudar".

Juliana Brandi (Administra??o)



"N?o me considero nervoso, mas preocupado com o n?mero de rela??o candidato/vaga. Nesse ano, o curso de Comunica??o apresentou um aumento nessa rela??o e isso me deixa ansioso. Vou seguir o meu ritmo de estudo para chegar no dia da prova tranquilo. Uma pessoa segura, faz uma prova melhor".

Bernardo Malta (Comunica??o Social)



"Estou bastante ansiosa, pois com o PISM o vestibular tradicional diminuiu o n?mero de vagas. Esta semana estou estudando mais, por?m na sexta-feira paro para relaxar e me concentrar para a prova".


Belissa Machado (Direito)

"Esta ? a segunda vez que fa?o vestibular e tive um ano dif?cil, de stress e des?nimo em rela??o ao estudo. N?o consigo diminuir o ritmo. Esta semana vou revisar ao m?ximo as mat?rias".

Daniela Mota (Psicologia)



"J? passei por todas as fases. Chorei, me stressei e me descabelei. Agora eu t? rindo ? toa! Estou estudando no mesmo ritmo e vou at? o fim, com pensamento positivo para fazer uma boa prova!"


Carolina Oliveira (Farm?cia e Bioqu?mica)

"Este ? meu segundo ano de vestibular. Fiquei muito mais stressada. Meu sistema imunol?gico abaixou e fiquei doente de 15 em 15 dias. Essa semana vou dar uma revisada, mas sexta-feira paro tudo".

Ana Carolina (Farm?cia e Bioqu?mica)



"Espero que a prova seja bem elaborada, em n?vel m?dio de dificuldade. Vou tentar manter um bom ritmo de estudo e sexta dar uma revisada".


Evane Gon?alves (Medicina ou Odontologia)



"Estou na expectativa. Neste final de semana, tive aula de 7h da manh? at? ?s 19h, mas consegui esclarecer muita coisa. N?o tenho id?ia de como ser? a prova. Estou nervosa, mas confiante em Deus!"


Raquel Nascimento (Psicologia)



*Renata Silva ? estudante do 5? per?odo
de Comunica??o Social da UFJF