Programa força usuário a ter disciplina no acesso é internet

Por

Adilson Almeida 24/10/2011

Disciplina no acesso à internet

No dia 5 de setembro deste ano, publiquei um artigo de um estudo realizado que demonstra que o uso da internet no horário de trabalho aumenta a produtividade do funcionário. Mas, para que se possa atingir o melhor rendimento no trabalho, é preciso ter disciplina no uso da internet.

Para muitos usuários, é comum a distração lendo emails, acessando blogs e sites de notícias. E isso ocorre, ainda com mais frequência, no horário de trabalho ou estudo. Encontrei, com a ajuda do meu amigo Isaias Horta Brazil, um programa que, mesmo de maneira forçada, ajuda a criar a auto-disciplina em relação a sua navegação na internet. O Freedom.

Esse programa bloqueia, por um tempo determinado, a sua conexão com a internet e, dessa forma, ajuda o usuário para que não tenha distrações com mensagens instantâneas, emails, comunidades, sites de notícias entre outras. O tempo de bloqueio pode variar de um minuto até oito horas, conforme for a necessidade do usuário. Além disso, ele também oferece dois tipos de bloqueios, um que bloqueia somente o acesso à internet, deixando o acesso a rede interna liberado (ótimo para o ambiente de tarabalho), e o outro que bloqueia o acesso total.

Com o uso do Freedom o usuário consegue, de maneira forçada, a aprender a usar a internet de forma moderada, conseguindo uma maior produtividade em suas atividades.

O lado ruim é que ele é feito para ser executado no sistema operacional MAC OS X, não estando disponível para os outros sistemas operacionais. Para executá-lo é necessário ter os privilégios de administrador.

Mais artigos

Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.