Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015, atualizada às 14h21

Procon orienta sobre aluguel de imóveis em temporada

Neste período de férias, aumenta a procura por aluguéis de imóveis para temporada. Trata-se de uma negociação que exige cuidados e várias ações preventivas, que evitam sérios problemas. A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) orienta os consumidores que pretendem alugar um imóvel durante temporada, abordando itens como pesquisa de preços, condições do imóvel e documentação para garantir direitos e deveres das partes envolvidas.

O superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Netto, ressalta que, antes de alugar um imóvel, é recomendável que o locatário faça uma pesquisa de preços e localização “Também é importante saber sobre as condições de acesso ao local, pontos de referência, infraestrutura da região e, se possível, pedir fotos. O maior número de informações assegura que o consumidor não tenha surpresas negativas e aproveite a temporada da melhor forma”. O superintende alerta ainda que “a internet, apesar ser fonte para as procuras e pesquisas de reclamação, não é uma opção confiável para a contratação”.

Outro ponto importante é o contrato de locação, instrumento que dá segurança às duas partes e garante que o imóvel e a forma de locação sejam respeitados. O documento deve conter tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, etc. Em caso de imóveis mobiliados, devem constar neste documento a descrição de seu estado de conservação e a relação dos móveis e dos utensílios disponíveis.

Ao final do aluguel, uma nova vistoria deve ser realizada. O prazo deste tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias, e o pagamento de aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. A aquisição do recibo discriminando todas as quantias pagas também é recomendada. Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira mais informações, basta procurar o Procon/JF, localizado na avenida Itamar Franco 992, no Centro. O funcionamento do órgão é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.

Com informações da assessoria do Procon