? preciso cuidado para evitar enganos nos sites de compras coletivas

Por

Adilson Almeida 6/8/2011

Pegadinhas dos sites de compras coletivas

Há algum tempo atrás surgiram na internet os sites de compras coletivas que, em tão pouco tempo, conseguiram alcançar um grande sucesso no mundo.

Hoje em dia, os sites de compra coletiva estão na moda, e com isso aumenta-se também o número de consumidores que são atraídos pelas ofertas que chegam a ser de até 90% de desconto. Mas com tanto sites especializados neste tipo de transação comercial on-line é preciso tomar cuidado para não ser enganado. Afinal de contas ninguém gosta de ser "passado para trás".

Neste artigo irei mostrar as "pegadinhas" que algumas empresas de compra coletiva aplicam em seus clientes.

  • Dificuldade em converter cupons de compra coletiva em serviços

Devemos ter um cuidado com os cupons adquiridos, principalmente aqueles aderidos de empresas menores. Há casos de empresas que fecharam o serviço após a venda dos cupons, ou que jamais entregaram o produto adquirido.

  • Dificuldade em conseguir pegar o dinheiro de volta

Apesar de o Código de Defesa do Consumidor garantir o direito ao arrependimento pela compra em 7 dias. Boa parte das empresas não cumprem essa regra.

  • Regras complicadas para converter o cupom de compra coletiva

Sempre, antes de efetuar a compra, leia bem as regras da promoção para evitar problemas. Não se esqueça de que a empresa deve prestar o serviço com base nas condições da promoção.

  • Custos adicionais não explícitos na promoção

As empresas que oferecem seus serviços por meio dos sites de compra coletiva também incluem, às vezes, custos não explicitados na promoção. Já teve caso em que o cliente comprou uma promoção de um prato em um restaurante, mas não foi alertado que o simples ingresso no estabelecimento era cobrado.

  • Datas e horários específicos para aproveitar as promoções

Algumas empresas fixam horários e datas bastante específicos para usufruir das promoções. Isso nem sempre é explicado nas regras da promoção, então fique ligado.

  • Qualidade péssima do serviço

Tem muitos casos relatados na internet de consumidores que realizaram a compra de um produto, mas a qualidade do produto oferecido para a promoção era bastante diferente da qualidade do produto oferecido aos demais clientes. Não permita que isso ocorra. Os produtos oferecidos, tanto na promoção, quanto aos demais consumidores, devem ter a mesma qualidade.



Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.