Artigo
Como melhorar o seu potencial cerebral

::: 20/11/2003

N?o ? raro que as pessoas esque?am nomes, compromissos, local onde determinado objeto dom?stico foi guardado, datas de anivers?rios nunca antes esquecidos, ou mesmo que j? contaram aquela hist?ria para a mesma pessoa v?rias vezes. Entretanto, a partir da meia-idade, quarenta ou quarenta e cinco anos, ou ?s vezes, at? um pouco antes, esses pequenos esquecimentos costumam ser mais freq?entes e n?o associados, simplesmente, ?s atribula?es cotidianas. Diante disso, ? comum ouvir coment?rios do tipo - Voc? est? perdendo a mem?ria, est? muito esquecido; ou popularmente - Voc? est? caducando. Algumas vezes esses coment?rios s?o motivo de piada e risos, mas ?s vezes somam uma certa preocupa??o, principalmente, para pessoas muito exigentes consigo mesmas.

Os esquecimentos costumam ser de acontecimentos recentes, ao passo que fatos passados a muito tempo, dificilmente saem da mem?ria. Esse fato costuma estar associado ao envelhecimento, o que pode causar um desconforto, j? que a sociedade em que se vive, equivocadamente, preza o novo em detrimento do velho. E o sentimento de impot?ncia diante da trajet?ria da vida, torna-se um inc?modo, podendo at?, de forma mais veemente, desencadear um processo depressivo.

A grande novidade, nesse contexto, ? que a ci?ncia n?o evolui somente num ?mbito te?rico, mas principalmente, no pr?tico. A fant?stica descoberta da Neuroci?ncia, vem revelar que o c?rebro, apesar de envelhecer, continua a possuir uma capacidade extraordin?ria de crescer e mudar o padr?o de suas conex?es. Conscientes dessa descoberta, os autores Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que ? poss?vel tomar provid?ncias para combater os esquecimentos, favorecendo a diminui??o do desconforto. Enfatizam que as pesquisas do c?rebro mais recentes apontam para novos m?todos que podem ser incorporados ?s atividades di?rias a fim de desenvolver e manter as conex?es cerebrais. Atrav?s dessas estrat?gias, a pessoa pode aumentar a capacidade do seu c?rebro de lidar com decl?nios na agilidade mental.

O nome que deram a essas estrat?gias ? Neur?bica, a 'aer?bica dos neur?nios'. Katz e Rubin, ensinam que a Neur?bica ? uma nova forma de exerc?cio cerebral projetada para manter o c?rebro ?gil e saud?vel, criando novos e diferentes padr?es de atividades dos neur?nios em seu c?rebro. Esse exerc?cio aumenta a sa?de geral do c?rebro, durante o percurso da vida e enquanto se envelhece.

Eles esclarecem que o programa de exerc?cios oferece ao c?rebro experi?ncias fora da rotina ou inesperadas, usando v?rias combina?es dos sentidos - vis?o, olfato, tato, paladar e audi??o -, al?m do "sentido" emocional. Estimula padr?es de atividade neural que cria mais conex?es entre diferentes ?reas do c?rebro e faz com que as c?lulas nervosas produzam nutrientes naturais do c?rebro, as neurotrofinas.

? bastante diferente dos exerc?cios cerebrais, usados at? ent?o, tais como jogos de cartas, quebra-cabe?as ou xadrez, e uma novidade providencial. Divulgar esse m?todo ? importante, pois configura-se como uma interessante maneira, tanto de diminuir os efeitos da degenera??o cerebral, bem como ajuda na reabilita??o de c?rebros lesados por fatores externos.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.